Na última sexta-feira (22/03), o governador Wilson Lima esteve em Parintins para inaugurar o Espaço Anjo Azul, o primeiro centro de lazer totalmente adaptado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Fruto de investimentos do Estado por meio de emendas parlamentares, o espaço, avaliado em R$ 400 mil, é um anexo do Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin) e foi concebido com base nas necessidades dos pacientes e suas famílias.
O Espaço Anjo Azul foi desenvolvido para atender mais de 670 famílias de pessoas com TEA no município, garantindo o acesso ao lazer e promovendo os direitos das pessoas com deficiência. Com uma estrutura que inclui espaço sensorial, parque lúdico, quadra de areia, redário, varanda, piscina e circuito sensorial, o local proporciona um ambiente seguro e acolhedor.
Jussara Pedrosa, titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), destacou a relevância da iniciativa para a saúde e bem-estar da população autista de Parintins, enfatizando que o Espaço Anjo Azul é resultado de três emendas parlamentares do deputado Roberto Cidade.
Além de ser um espaço para lazer e convivência familiar, o Espaço Azul também oferecerá terapias aquáticas, como natação e hidroginástica, que auxiliam no desenvolvimento da autonomia e coordenação motora das pessoas autistas, sendo um importante estímulo sensorial. Os recursos para a construção do espaço foram disponibilizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, e a obra foi realizada a partir da Emenda de Bancada do União Brasil, proposta pelo deputado estadual Roberto Cidade em 2023.
Jucenildo da Silva, pai de Sebastian, um dos beneficiados pelo espaço, expressou sua gratidão pela iniciativa, destacando a importância de um ambiente adequado para a socialização e desenvolvimento das crianças autistas, ressaltando que muitas famílias não têm acesso a espaços como esse para interagir com seus filhos.