Logo OPA - nova

Governo do Amazonas e Iphan firmam acordo para elaboração de projetos de restauração do Teatro Amazonas e revitalização da cadeia pública

Governo do Amazonas e Iphan firmam acordo para elaboração de projetos de restauração do Teatro Amazonas e revitalização da cadeia pública

Compartilhe esta notícia!

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, assinou um termo de convênio de compromisso com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta sexta-feira (26/07), às 11h, no Teatro Amazonas. O objetivo é a elaboração de projetos para a restauração do Teatro Amazonas e a requalificação da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a revitalização do Teatro Amazonas vai aprimorar a recepção dos turistas e a qualidade dos espetáculos realizados na casa de ópera.

“Além do Teatro Amazonas, também vamos atuar na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, um espaço desocupado há muito tempo e muito bem localizado, que pode se tornar um espaço de referência cultural, semelhante a outras iniciativas de revitalização”, afirmou.

Marcos Apolo também destacou que, nesta primeira etapa, os recursos serão destinados à contratação dos projetos. “Com os projetos em mãos, buscaremos apoio do governo federal e da iniciativa privada para a execução dos serviços”, explicou.

Repasse federal

O Governo Federal, através do Iphan, vai repassar R$ 1,35 milhão ao Governo do Amazonas para a contratação dos projetos de requalificação da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa e do restauro do Teatro Amazonas. Este montante faz parte do PAC Seleções.

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, afirmou que os projetos identificarão as necessidades das obras. “É um trabalho minucioso, que vai mapear as necessidades específicas e fazer o levantamento de preços dos serviços. As obras de restauro geralmente requerem mão-de-obra especializada, e isso precisa estar listado nos projetos”, explicou.

Restauro do Teatro Amazonas

Tombado como patrimônio histórico pelo Iphan desde 1966, o Teatro Amazonas terá sua cobertura, cúpula, fachadas, Pano de boca, Plafon da Plateia e forro do Salão Nobre restaurados. A iluminação monumental das fachadas também será aprimorada. Essas ações visam proporcionar melhores condições e segurança para visitantes, plateia e artistas, além de aumentar o público de visitação e melhorar a economia do Estado. Além disso, contribuirão para a candidatura do bem “Teatros da Amazônia” (Teatro Amazonas em Manaus/AM e Theatro da Paz em Belém/PA) a Patrimônio Mundial pela Unesco. Serão destinados R$ 750 mil para a contratação do projeto de restauro.

Cadeia pública

A Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, localizada no Centro Histórico de Manaus, tombado pelo Iphan, pode ser considerada um ponto de “patrimônio sensível” da história de Manaus, trazendo memórias tristes e sensíveis. O projeto busca ressignificar o imóvel, transformando-o em um Centro das Tradições Amazonenses para promover a cultura em suas diversas formas e preservar o Patrimônio Edificado.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas