Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, marcado em 9 de agosto, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, organizou uma programação especial: a exposição ‘Biatuwi’, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e ‘Wharo’: Celebração da Sabedoria Ancestral, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
A exposição ‘Biatuwi’ apresenta fotografias de Pedro Marinho, formado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP e com vasta experiência na área, onde atua há mais de 30 anos. Nesta mostra, Pedro Marinho exibe fotografias capturadas na Casa de Comida Indígena Biatuwi.
Considerado o primeiro restaurante de comida indígena do Brasil, o Biatuwi conquistou reconhecimento em publicações tanto nacionais quanto internacionais, tendo sido mencionado até mesmo pelo prestigiado jornal “The New York Times”.
Agora, o talento local é reconhecido, ganhando uma exposição com fotos de suas iguarias pelas lentes de Pedro Marinho, com abertura programada para esta sexta-feira (09/08), às 14h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro). A exposição Biatuwi estará em exibição até o dia 11 de outubro.
Sabedoria ancestral
A ancestralidade da cultura amazônica também será homenageada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, nesta sexta-feira (09/08), a partir das 10h, com uma programação abrangente que se estenderá por todo o dia no evento ‘Wharo: Celebração da Sabedoria Ancestral’.
A programação começa às 10h, com uma cerimônia de abertura, seguida, às 11h, pela apresentação musical do grupo indígena Kuiá. Das 10h às 17h, acontecerá uma edição da Feira Povos Criativos, com a presença de expositores indígenas selecionados pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam).
Às 13h30, o colaborador indígena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Miguel Lana, discutirá o significado do Dia Internacional dos Povos Indígenas, iniciando o Painel Literatura Indígena, com a presença dos escritores Jaime Diakara e João Paulo, além da chef Clarinda, do restaurante Biatuwi, que abordará a gastronomia indígena, com mediação de Pedro Calheiros.
Às 15h30, começa o Painel Moda como Micropolítica na Amazônia, com a participação de Kamy, representante de Parintins; Vanda, do Ateliê Derequine, e Yra Tikuna, sob a mediação de Jessilda Furtado. A programação será encerrada às 16h, com a apresentação do grupo Tamo Junto, de Parintins.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído em 1995, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de garantir a autodeterminação e os direitos humanos das etnias indígenas ao redor do mundo.