Com o objetivo de oferecer apoio psicológico a crianças e adolescentes que sofreram traumas, os Hospitais e Prontos-Socorros Infantis da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) contam com psicólogos especializados para acolhimento e consultas. De janeiro a agosto deste ano, as unidades da Zona Leste, Zona Sul e Zona Oeste realizaram cerca de 9,5 mil atendimentos nesta área.
Essas unidades funcionam 24 horas, atendendo casos de urgência e emergência de média a alta complexidade para pacientes de 30 dias até 18 anos. Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o serviço psicológico faz parte da equipe multidisciplinar que cuida desses pacientes, com foco em crianças e adolescentes que enfrentam traumas emocionais causados por acidentes e outras situações graves.
A psicóloga Nilma Araújo, do HPSC Zona Oeste, explica que as necessidades psicológicas dos pacientes são identificadas por busca ativa ou encaminhamentos de outros profissionais, como médicos e enfermeiros, especialmente em casos de instabilidade emocional, como ansiedade, depressão e tentativas de suicídio. “O trabalho psicológico tem um papel fundamental na recuperação, reduzindo o impacto emocional da internação hospitalar”, disse Nilma.
Além do atendimento durante procedimentos médicos, os psicólogos realizam atividades lúdicas para facilitar a recuperação, como leituras e interações com brinquedos. A diretora do HPSC Zona Sul, Rose Lobo, destaca que a equipe de psicologia realiza visitas diárias aos pacientes internados, promovendo acompanhamento contínuo.