Logo OPA - nova

UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão realocadas pelo projeto Prosai Parintins.

UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão realocadas pelo projeto Prosai Parintins.

Compartilhe esta notícia!

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas está avançando na etapa de certificação das famílias que serão realocadas pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins, a 369 km de Manaus. O processo, iniciado em junho de 2024, já certificou 515 imóveis em 359 residências, atualizando o cadastro inicial realizado na fase de planejamento do programa.

As certificações foram realizadas no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nas áreas de Santa Clara e Castanheira. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, informa que o Prosai Parintins contempla o reassentamento de 832 famílias das áreas abrangidas pelas obras – Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita.

Viviane Dutra, subcoordenadora Social da UGPE, explica que o processo começa com o cadastro e certificação das famílias. Com o cronograma de obras definido, as realocações ocorrerão de forma gradual, respeitando o tempo necessário para que cada família possa escolher e implementar suas soluções de moradia.

Após a fase inicial de preparação e sensibilização, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) oferecerá alternativas habitacionais, acompanhadas pela UGPE, incluindo capacitações e programas de educação socioambiental. Dutra menciona que as equipes sociais da UGPE estarão em Parintins entre 4 e 8 de novembro para completar as certificações nas áreas de Palmares e Santa Rita de Cássia, com expectativa de alcançar 278 imóveis.

As opções de moradia incluem compensações financeiras, unidades habitacionais, compra assistida (bônus moradia), permuta, auxílio e bolsa moradia temporária até a entrega da solução definitiva. A certificação também serve para esclarecer dúvidas dos moradores sobre o status do imóvel no projeto, fornecendo informações sobre as próximas etapas do reassentamento.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas