A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas está avançando na etapa de certificação das famílias que serão realocadas pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins, a 369 km de Manaus. O processo, iniciado em junho de 2024, já certificou 515 imóveis em 359 residências, atualizando o cadastro inicial realizado na fase de planejamento do programa.
As certificações foram realizadas no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nas áreas de Santa Clara e Castanheira. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, informa que o Prosai Parintins contempla o reassentamento de 832 famílias das áreas abrangidas pelas obras – Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita.
Viviane Dutra, subcoordenadora Social da UGPE, explica que o processo começa com o cadastro e certificação das famílias. Com o cronograma de obras definido, as realocações ocorrerão de forma gradual, respeitando o tempo necessário para que cada família possa escolher e implementar suas soluções de moradia.
Após a fase inicial de preparação e sensibilização, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) oferecerá alternativas habitacionais, acompanhadas pela UGPE, incluindo capacitações e programas de educação socioambiental. Dutra menciona que as equipes sociais da UGPE estarão em Parintins entre 4 e 8 de novembro para completar as certificações nas áreas de Palmares e Santa Rita de Cássia, com expectativa de alcançar 278 imóveis.
As opções de moradia incluem compensações financeiras, unidades habitacionais, compra assistida (bônus moradia), permuta, auxílio e bolsa moradia temporária até a entrega da solução definitiva. A certificação também serve para esclarecer dúvidas dos moradores sobre o status do imóvel no projeto, fornecendo informações sobre as próximas etapas do reassentamento.