Logo OPA - nova

Escola da Floresta começa 2025 com novas turmas em tempo integral

Escola da Floresta começa 2025 com novas turmas em tempo integral

Compartilhe esta notícia!

A Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva, localizada em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), inicia o ano letivo de 2025 com as primeiras turmas de 6º ao 9º ano no modelo de Tempo Integral. A escola foi inaugurada no segundo semestre de 2024 com turmas de ensino mediado por tecnologia.

A secretária executiva adjunta do Interior, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Ana Maria Araújo, destacou que a Escola da Floresta é um modelo a ser seguido e que, em 2025, começará a cumprir sua proposta, focada na educação do campo, das águas e da floresta, com ênfase na educação ambiental.

“No ano passado, a escola foi inaugurada no final do ano letivo. Agora, ela começa a seguir sua missão. Este projeto foi um compromisso do governador Wilson Lima, que se dedicou para torná-lo realidade”, comentou Ana Maria Araújo.

A escola, que possui um modelo de construção inédito no país, foi escolhida para sediar a solenidade de abertura do ano letivo de 2025, realizada na terça-feira (04/02). A cerimônia marcou a primeira vez que diversos estudantes da EEF José Loureiro da Silva puderam vivenciar a experiência de sua nova escola.

Beatriz Barros, de 15 anos, aluna do 9º ano, expressou sua surpresa ao ver a escola de perto: “Eu não achava que ela era tão grande. Vi fotos, mas não imaginei que fosse desse tamanho. Fiquei muito surpresa e estou ansiosa para começar os estudos”, compartilhou Beatriz.

Transporte Gratuito

Com 54 estudantes matriculados, a EEF José Loureiro da Silva contará com um sistema de transporte fluvial gratuito, organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com barqueiros de São Sebastião do Uatumã. A escola tem capacidade para 100 alunos em Tempo Integral e outros 100 no turno noturno, e a expectativa é que as vagas sejam preenchidas rapidamente, de acordo com o gestor da escola, Walkinho Zuani.

“Vamos atender comunidades como Bom Jesus, Boto, Livramento, Arara e Jacarequara, oferecendo suporte e oportunidades de aprendizado diferenciado para essas crianças”, explicou Zuani.

Profissionais Contratados

A escola contará com seis professores contratados, através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o Interior. A conclusão do processo de contratação ocorrerá até o dia 17 de fevereiro, com os docentes já disponíveis para atuar na unidade.

Expectativa Superada

Daniel Cardoso, estudante de 18 anos, que cursará a 1ª série do Ensino Médio, destacou a importância da nova escola para a comunidade: “Acompanhamos todo o processo de construção e para nós, essa escola representa oportunidade. Ela é bem estruturada, confortável e equipada, o que nos dará uma melhor qualidade de ensino”, afirmou Daniel.

Escola da Floresta

O projeto Escola da Floresta faz parte do programa “Educa+ Amazonas”, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021. Seu objetivo é transformar as unidades de ensino em espaços de gestão democrática, respeitando a diversidade sociocultural e promovendo a Educação Ambiental, Sustentabilidade e ensino tecnológico nas comunidades ribeirinhas do interior do estado.

Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, a EEF José Loureiro da Silva recebeu investimentos de cerca de R$ 5 milhões e é a primeira escola do tipo no Brasil. Seu modelo pioneiro foi desenvolvido para ter baixo impacto ambiental e conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), painéis solares, sistema de captação de água da chuva, madeira de manejo florestal sustentável, ventilação natural, acessibilidade, além de um estilo modular de fácil manutenção.

A escola possui salas de aula, leitura, multiuso, espaços para professores, refeitório, laboratório de robótica (Espaço Maker), alojamento para educadores e estudantes, banheiros, secretaria, despensa, cozinha e depósito.

Além de oferecer uma matriz curricular e pedagógica de Tempo Integral, com foco nas especificidades da Educação Escolar do Campo e a transversalidade da Educação Ambiental, a unidade também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno noturno.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas