No Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22/03), o Governo do Amazonas reforça os investimentos na preservação dos recursos hídricos e no saneamento básico por meio dos programas Prosamin+ e Prosai. As iniciativas, executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), abrangem Manaus e Parintins (a 369 quilômetros da capital).
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o Prosamin+ incorpora novas estratégias para a gestão dos recursos hídricos, alinhadas à Política Estadual de Recursos Hídricos. Entre as ações em andamento estão a criação do Comitê e do Plano da Bacia do Quarenta, além da implementação de um Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos e Saneamento Básico.
“Essas iniciativas são essenciais para garantir a qualidade e a disponibilidade da água, prevenindo impactos ambientais e promovendo um desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações”, afirmou Campêlo.
O Prosamin+ também está instalando oito quilômetros de rede de abastecimento de água em Manaus, beneficiando mais de 5 mil pessoas com acesso a água tratada e contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
Já em Parintins, o Governo do Estado, por meio do Prosai, está implantando um novo sistema de abastecimento que garantirá água tratada para toda a cidade. O projeto prevê a construção de 43 quilômetros de redes de distribuição, perfuração de sete poços profundos, recuperação de dez poços existentes e a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).
O subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, enfatiza que essa infraestrutura solucionará, de forma definitiva, os problemas de contaminação dos poços locais. “Com a chegada da água tratada, Parintins terá um avanço significativo em sua história”, destacou.