Durante o Fórum Jovens Cientistas sobre Ecointeligência para o Futuro, realizado nesta sexta-feira (04/04), em Manaus, a China reiterou seu compromisso com os futuros acordos da COP30, que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém, no Pará.
O evento reuniu jovens cientistas brasileiros e chineses em uma troca de conhecimentos e propostas voltadas à sustentabilidade na Amazônia. Entre os temas abordados estavam ecologia urbana, biologia marinha, tecnologia ambiental e bioeconomia.
Na abertura do fórum, o representante do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China, Huang, agradeceu a recepção do Estado do Amazonas e incentivou os jovens pesquisadores a manterem o compromisso com a ciência e com o meio ambiente.
“Quero agradecer ao Amazonas e à ciência. Encorajo todos a seguirem firmes na pesquisa, mesmo diante dos desafios. Continuem buscando soluções sustentáveis para o bem da Amazônia e do planeta”, declarou.
Em entrevista à imprensa, a porta-voz do Ministério do Meio Ambiente da China, Chen Chen, reforçou o engajamento do país nas negociações ambientais.
“Este fórum nos ajuda a identificar prioridades e alinhar ações que serão levadas às negociações climáticas. A partir desses diálogos, sinalizamos aos governos a urgência de medidas concretas em defesa do meio ambiente”, afirmou.
Ao longo do dia, o fórum promoveu palestras e debates com o objetivo de aproximar jovens cientistas dos principais desafios relacionados à sustentabilidade, inovação e uso responsável dos recursos naturais da Amazônia.