Cerca de 100 agricultores familiares e extrativistas da comunidade Cantagalo, localizada na zona rural de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus), receberam orientações sobre regularização de documentos essenciais para o exercício da atividade rural. A ação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), na última segunda-feira (21/04).
Durante a atividade, foram abordados temas relacionados à emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP), além dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Ambiental Rural (CAR).
De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam em Itamarati, Osmázio Rabelo, esses documentos são fundamentais para garantir o acesso dos produtores às políticas públicas voltadas ao setor. “Com a regularização, os trabalhadores rurais podem acessar benefícios como crédito agrícola e programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fortalecendo suas atividades produtivas”, destacou.
Participaram da ação agricultores familiares que atuam com o cultivo de banana, açaí e mandioca, além de extrativistas da região. Também foram repassadas informações sobre os requisitos para obtenção dos documentos e esclarecimentos sobre o CAF Jurídico, voltado a associações e cooperativas.
Além das orientações, foram renovados oito Cartões do Produtor Primário durante a visita. O Idam também garantiu o retorno à comunidade para a realização de um mutirão voltado à emissão e atualização documental, ampliando o alcance do atendimento.
A ação contou com o apoio da Prefeitura de Itamarati e da Associação Agropecuária local, reforçando o compromisso conjunto pelo desenvolvimento rural sustentável no município.