A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 teve início nesta quarta-feira (5). Em Manaus, a cerimônia de abertura foi marcada por uma peregrinação que partiu da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja da Matriz, no Centro da cidade, até o Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, Zona Sul.
Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a campanha tem o objetivo de alertar sobre os desafios ambientais enfrentados, especialmente na Amazônia. Segundo o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, a ecologia integral não é apenas um tema, mas uma realidade urgente que precisa ser discutida.
“Não se trata de um tema, mas de uma realidade crucial. Quero destacar, por exemplo, a questão do garimpo na Amazônia. Estamos contaminando nossos rios com mercúrio, prejudicando a alimentação dos peixes, poluindo as águas, enfrentando problemas graves com o saneamento básico e o desmatamento continua em alta. Tudo isso tem consequências sérias”, afirmou o cardeal.
A concentração dos católicos para o início da campanha aconteceu às 7h. Durante a caminhada até o Parque Rio Negro, foram abordados temas ligados à ecologia, como o cuidado com a água, a preservação do meio ambiente e o respeito aos povos originários, considerados os verdadeiros guardiões da floresta. No parque, houve uma celebração presidida por Dom Leonardo Steiner.
De acordo com Francisco Meirelles, membro da coordenação da Campanha da Fraternidade em Manaus, durante os próximos 40 dias as paróquias de Manaus irão oferecer orientações para a adoção de hábitos mais sustentáveis.
“Este é o único planeta que temos, e a orientação que estamos passando é para começar em casa, no ambiente familiar, com a separação dos resíduos”, explicou.