Logo OPA - nova

Adaf inicia campanha para regularizar granjas avícolas no Amazonas

Adaf inicia campanha para regularizar granjas avícolas no Amazonas

Compartilhe esta notícia!

Com 83 granjas avícolas já registradas no estado, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) lançou, nesta quarta-feira (09/04), a campanha “Granja Legal: Vantagens para o seu negócio!”. O evento ocorreu na sede da Cooperativa dos Agricultores do Ramal do Pau Rosa e da Copasa (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento do Tarumã-Mirim), localizada no km 14 do Ramal do Pau Rosa, na BR-174.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), da Associação Amazonense de Avicultura (AAMA), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), do Sebrae-AM, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faea).

De acordo com o diretor-presidente da Adaf, José Omena, o lançamento foi um sucesso e demonstrou o interesse dos produtores em se regularizar. “A abertura foi muito bem recebida pelos produtores do Ramal do Pau Rosa, mostrando que há uma real disposição para a legalização. Atendemos a uma solicitação do governador Wilson Lima, aproximando o Governo do Estado dos produtores rurais e promovendo a regularização das granjas”, destacou o gestor, informando que a campanha será expandida para outros ramais.

A Adaf é o órgão responsável pelo registro de granjas avícolas no Amazonas. Para se regularizar, o produtor deve protocolar o pedido em um escritório da autarquia no município onde a granja está localizada e comprovar o cumprimento de ações de biossegurança, como vacinação adequada e estrutura física que impeça o acesso de outros animais ao plantel. A regularização é um requisito para adesão ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM), necessário para comercialização de produtos de origem animal no estado.

A médica veterinária Larissa de Carvalho Araújo, fiscal agropecuária e coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA/Adaf), explicou que os produtores que aderirem à campanha dentro do prazo terão isenção de taxas. “Durante os 180 dias iniciais da campanha, os avicultores que procurarem a Adaf de forma espontânea terão isenção das taxas de registro, cadastro e renovação. Essa é uma forma de incentivo. A recepção foi excelente, com participação ativa dos produtores, e estamos empenhados em garantir que a campanha atinja seus objetivos”, afirmou.

Segundo dados da Gerência de Defesa Animal (GDA/Adaf), atualmente existem 83 granjas legalizadas no estado. Para José Omena, esse resultado reflete o compromisso assumido pela atual gestão com a agilidade nos processos de registro e certificação. “Nosso trabalho busca fortalecer o setor, proteger a saúde pública e impulsionar a economia local. O aumento nas certificações é prova de que estamos no caminho certo”, completou.

O produtor rural e diretor financeiro da Copasa, Vidal Pereira, destacou a importância do apoio institucional. “Não conseguimos avançar sozinhos. O suporte do Governo e das secretarias é fundamental para o nosso desenvolvimento”, disse.

Atendimento volante facilita adesão à campanha

Logo após o lançamento da campanha, os avicultores presentes puderam iniciar o processo de regularização por meio do atendimento volante oferecido pela Unidade Veterinária Local (UVL/Manaus), na sede da Copasa. Os produtores que levaram RG, CPF, comprovante de residência e documento de titularidade da propriedade tiveram acesso imediato ao serviço.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas