O Amazonas foi o estado mais ágil do país na abertura de empresas em abril, com tempo médio de apenas 14 minutos para a liberação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Os dados são do Painel de Registro de Empresas do Governo Federal, que monitora o desempenho das Juntas Comerciais em todo o Brasil.
De acordo com o Sistema de Registro Mercantil (SRM), da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), foram abertas 1.356 novas empresas no período. O tempo total médio para conclusão do processo de registro mercantil foi de 6,9 horas — o menor do país.
A maior parte dos novos empreendimentos está no setor de Serviços (908 empresas), seguida por Comércio (402) e Indústria (46).
A presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins Guimarães, destaca que a modernização dos serviços e a digitalização dos processos têm sido fundamentais para a agilidade no atendimento. “O serviço é rápido, autoexplicativo e já gera o documento de registro mercantil de forma totalmente on-line para o novo empresário”, afirmou.
O processo de abertura pode ser feito integralmente pelo Portal de Serviços da Jucea, de forma simples e segura, o que elimina etapas burocráticas e torna o ambiente de negócios mais atrativo no estado.
Entre os municípios com maior número de novos registros estão Manaus (739 empresas), Parintins (117), Tefé (93), Atalaia do Norte (62) e Itacoatiara (47).