O Governo do Amazonas, através da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), apresentou propostas ao Ministério de Minas e Energia (MME) para fornecer energia elétrica 24 horas por dia a comunidades isoladas. A reunião, realizada em Brasília, contou com a presença de representantes do MME, da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).
Entre os projetos apresentados está o ‘Comunidades Sustentáveis’, que prevê a implantação de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI) para atender 32 mil residências, beneficiando cerca de 160 mil moradores. Além disso, foi apresentado o projeto ‘Transição Energética na Mobilidade Fluvial do Amazonas’, focado na geração e armazenamento de energia para barcos fluviais elétricos, especialmente para o transporte escolar em Beruri.
Outro destaque foi o projeto de energia solar na usina de castanha-do-Brasil, que beneficiará 45 comunidades e 400 famílias que dependem do extrativismo. A diretora de transição energética do MME, Karina Souza, e o diretor do projeto da GIZ, Daniel Almarza, mostraram interesse em apoiar as iniciativas, ressaltando a importância de parcerias para concretizar os projetos e beneficiar as comunidades da Amazônia.