A Secretaria de Saúde do Amazonas ultrapassou as expectativas no Plano Nacional de Redução de Filas, alcançando um impressionante índice de 115,35% de execução. Esse plano, liderado pelo Governo Federal, visa diminuir as filas de exames, consultas especializadas e aumentar a realização de cirurgias eletivas em todo o Brasil.
Ao ter seu plano aprovado em março deste ano, o Amazonas estabeleceu metas claras, incluindo cirurgias, consultas e exames médicos. O estado não apenas cumpriu, mas superou todas as metas, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde, que destinou recursos adicionais em reconhecimento aos resultados alcançados.
O secretário de Saúde, Anoar Samad, atribuiu esse reconhecimento ao compromisso do Governo Estadual com a saúde pública, destacando que, mesmo diante dos desafios da região amazônica, o empenho incansável da equipe permitiu alcançar resultados equiparáveis e, em algumas áreas, até mais avançados do que as regiões do sul do país.
Para 2024, estima-se que o Ministério da Saúde destinará cerca de R$ 24 milhões para suprir necessidades emergentes, como oftalmologia, ortopedia, e continuará focado em cirurgias específicas, além de intensificar consultas e exames para pacientes registrados no Sistema Nacional de Regulação. Esses fundos reforçarão os esforços do Amazonas para oferecer um tratamento mais acessível e humanizado à população.