Logo OPA - nova

Avançam as obras de ampliação e revitalização no Hospital do Coração Francisca Mendes

Avançam as obras de ampliação e revitalização no Hospital do Coração Francisca Mendes

Compartilhe esta notícia!

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), avança com as obras de modernização e ampliação da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), localizada na zona norte de Manaus. As intervenções buscam atualizar a infraestrutura da unidade e aumentar a capacidade de atendimento com novos leitos.

Nesta segunda-feira (13/01), o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, realizou uma inspeção técnica no local, acompanhado pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) e pela diretora do hospital, Roberta Nascimento. Campêlo ressaltou a relevância do projeto para a rede de saúde, já que o hospital é referência em cirurgias cardíacas na região Norte.

“Temos áreas já finalizadas que o governador Wilson Lima irá inaugurar em breve, além de espaços em fase de ampliação. Até 2026, entregaremos a revitalização completa deste hospital, ampliando leitos e modernizando o parque de imagens, reforçando seu papel estratégico na saúde pública,” afirmou o secretário durante a visita.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as obras incluem a adição de 57 novos leitos, sendo 30 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da reforma do heliponto, criação de uma nova sala de ressonância magnética, ampliação de áreas estratégicas, instalação de uma nova cobertura e melhorias no estacionamento.

“Essas melhorias integram os investimentos do Governo do Amazonas para modernizar a rede estadual de saúde, seguindo o exemplo de intervenções em outras unidades, como os Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e Dr. João Lúcio Machado,” destacou Maksoud.

O deputado Sinésio Campos reforçou a importância dos trabalhos. “Essa iniciativa comprova o compromisso do Governo do Estado em transformar a vida das pessoas, investindo em melhorias concretas na saúde pública,” afirmou.

As obras também abrangem a revitalização do laboratório, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, ajustes no sistema de combate a incêndio, instalação de climatização e reforma de áreas internas. O projeto conta com um investimento de R$ 43 milhões e tem conclusão prevista para junho de 2026.

Roberta Nascimento, diretora do hospital, enfatizou o impacto positivo das reformas para o aumento da capacidade de cirurgias cardíacas. “Em 25 anos de história do Hospital Francisca Mendes, esta obra se torna um marco na ampliação de leitos e na melhoria do atendimento à população,” finalizou.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas