Logo OPA - nova

Campanha distribui 3 mil litros de água potável para famílias ribeirinhas no Amazonas

Campanha distribui 3 mil litros de água potável para famílias ribeirinhas no Amazonas

Compartilhe esta notícia!

No Lago Acajutuba, em Manacapuru, mais de 100 famílias aguardam ansiosas pela volta das chuvas, que tragam de volta os tempos de abundância. Ainda enfrentando os efeitos da histórica vazante de 2024, os ribeirinhos enfrentam dificuldades para garantir sua renda mensal, se deslocar e até acessar água potável.

Uma das famílias afetadas é a do pescador Hermes Aires de Souza Filho, que desde setembro está sem sua principal fonte de sustento devido à seca, que resultou na escassez de peixes e também de água para consumo.

Hermes mora há 20 anos no Acajatuba, em uma casa flutuante situada no igarapé da Prainha, que, durante a cheia, serve como principal acesso para mais de 170 famílias das comunidades ribeirinhas de Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Conceição, Santa Maria e São Francisco Bujaru, todas localizadas na região do Lago Acajatuba. No entanto, desde meados de setembro, sua casa flutuante está “encostada” em uma ilhota formada pela seca do igarapé, impossibilitando-o de pescar.

“Aqui a gente pesca cará, matrinxã, jaraqui… mas este ano a seca chegou mais cedo e o período de pesca acabou antes do esperado. Com o igarapé seco, a água que usamos para beber está muito suja. Para ter uma água mais limpa, precisamos pagar uma taxa para buscar água no poço. Essa é uma dificuldade a mais, principalmente sem nossas fontes de renda”, contou Hermes, enquanto carregava um pacote de água mineral que deve garantir algumas semanas de alívio e saúde para sua família.

A família de Hermes foi uma das beneficiadas pela campanha “Água é Vida, Doe Vida”, organizada pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus com o apoio da Atem Distribuidora e outros parceiros. A campanha já arrecadou mais de 24 mil litros de água mineral para atender às famílias ribeirinhas impactadas pela seca nos municípios de Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri. A Atem e seus colaboradores foram responsáveis por quase metade das doações, com mais de 10 mil litros de água entregues.

“Durante esse período de seca, a gente fica esquecido, isolado, sem o rio. Uma doação como essa, nesse momento, é muito importante para nós. É como um presente de Natal antecipado”, afirmou Hermes.

A coordenadora do Núcleo Paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, professora Alcione Santos, é responsável pela organização da distribuição das doações nas cinco comunidades que integram o núcleo. Devido à estiagem, o porto da Prainha virou um ponto central de distribuição. Na última quarta-feira (13), o caminhão da Cáritas, carregado com 3 mil litros de água mineral, levou as doações até as margens do igarapé da Prainha, de onde os ribeirinhos transportam a água em canoas para suas comunidades. Trajetos que antes eram feitos em 25 minutos agora levam mais de duas horas e meia.

“Essa doação é fundamental para essas famílias, que dependem da pesca, do cultivo e do artesanato para garantir a renda. A seca prejudica todas essas atividades e até o acesso à água potável, já que muitas comunidades não têm poços e dependem da água do rio, que nessa época do ano fica imprópria para o consumo”, explicou Alcione.

Campanha Expansiva

A campanha “Água é Vida, Doe Vida” foi lançada em 20 de setembro pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus, em parceria com a Arquidiocese, Atem Distribuidora e outras empresas e instituições. “Essa campanha foi criada para ajudar as comunidades ribeirinhas que estão sofrendo com a seca extrema e necessitam do nosso apoio. Inicialmente focada na arrecadação de água, a campanha está sendo expandida para incluir doações de alimentos e recursos financeiros, que serão usados na compra de filtros portáteis de purificação de água”, explicou Daniele Silva, secretária executiva da Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

Para o CEO do Grupo Atem, Fernando Aguiar, o sucesso da campanha ressalta a importância do envolvimento da sociedade em ações como essa, especialmente em períodos de vazante, que afetam não só o deslocamento e a geração de renda das famílias ribeirinhas, mas também o acesso à saúde. “Além disso, a campanha contribui para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa garantir o acesso universal e igualitário à água potável e ao saneamento básico. Mais do que saúde, é uma ação que leva dignidade a centenas de famílias.”

Sobre a Atem

Com 29 anos de história, o Grupo Atem é formado por diversas empresas nos setores de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outros. Presente em 13 estados do Brasil, a Distribuidora Atem atende cerca de 400 postos bandeirados e possui 9 bases próprias, além de 8 bases administrativas de distribuição ativas e milhares de clientes. O grupo tem uma capacidade de movimentação de 9 bilhões de litros de combustíveis por ano.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas