Logo OPA - nova

Capitão Alberto Neto propõe emenda para evitar taxação de compras internacionais até 50 dólares

Capitão Alberto Neto propõe emenda para evitar taxação de compras internacionais até 50 dólares

Compartilhe esta notícia!

Durante a votação do regime de urgência do Projeto de Lei 914/24, o deputado federal Capitão Alberto Neto criticou a tentativa do governo de taxar compras internacionais de até US$ 50, considerando-a prejudicial para os mais pobres. O PL, que cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) para promover o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo, incluiu essa taxação como um acréscimo controverso.

O parlamentar apresentou a Emenda n.14, questionando as disposições finais da matéria, que visavam acabar com a isenção do imposto de importação para bens em remessas de até 100 dólares, destinadas a pessoas físicas. Neto argumentou que essa inclusão é inconstitucional e prejudicial aos consumidores brasileiros.

Ele destacou que manter a isenção do imposto para remessas de pequeno valor não apenas aliviaria a carga tributária sobre os consumidores, mas também promoveria uma maior diversidade no mercado brasileiro. Segundo ele, a proposta do governo imporia obstáculos econômicos desnecessários à população, especialmente às classes C/D/E, que são as principais usuárias desse tipo de compra.

Dados da pesquisa da Plano CDE sobre o perfil dos consumidores que compram em sites internacionais mostram que 88% são das classes C/D/E, com uma média de compra de 17 USD (85 reais) a cada 20-30 dias. Além disso, 61% dos acessos aos produtos online são feitos por pessoas de baixa renda, e 44% desistem de comprar após altos impostos.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas