Logo OPA - nova

Carnaval na Floresta 2025: Detran-AM finaliza Operação Lei Seca e realiza 381 testes de alcoolemia

Carnaval na Floresta 2025: Detran-AM finaliza Operação Lei Seca e realiza 381 testes de alcoolemia

Compartilhe esta notícia!

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 381 testes de alcoolemia durante a Operação Lei Seca – Carnaval 2025, que ocorreu entre a noite de sexta-feira (28/02) e a madrugada de quarta-feira (05/03), em todas as zonas de Manaus. A operação contou com 110 agentes, 10 viaturas de quatro rodas, 6 viaturas de duas rodas, 5 plataformas e 2 micro-ônibus.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, os números refletem a falta de conscientização dos motoristas. “Esse é um número significativo e mostra a irresponsabilidade de quem decide beber e dirigir, sem pensar nas graves consequências. A Operação Carnaval 2025 pode ter terminado, mas continuaremos empenhados em salvar e preservar vidas”, afirmou ele.

Dos 381 procedimentos realizados, 275 foram por alcoolemia confirmada pelo teste do bafômetro, enquanto 106 motoristas se recusaram ao teste, mas passaram por todos os procedimentos administrativos necessários. Também foram removidos 155 veículos, sendo 29 carros e 126 motocicletas, por comprometerem a segurança no trânsito.

“O Detran-AM tem cumprido seu papel, fiscalizando e evitando acidentes fatais ou com vítimas, mas é fundamental que cada condutor e pedestre também exerçam sua responsabilidade”, destacou David Fernandes.

Durante a operação, foram registradas 1.081 infrações, com as mais comuns, além das alcoolemias, sendo a condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) (102), condução de motocicleta sem capacete de segurança (92), sem equipamento obrigatório na motocicleta (64), com passageiro sem capacete (42) e com CNH vencida há mais de 30 dias (30).

Outras infrações incluem 23 casos de condução de veículo sem calçado adequado, 19 de veículos com descarga livre, 17 de veículos sem placa de identificação, 12 de transposição de bloqueio viário e 9 de veículos com lacre de identificação violado ou falsificado.

“Quem age corretamente no trânsito não é penalizado. Já quem desrespeita o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) precisa arcar com as sanções previstas por lei. Mais de 90% das infrações estão relacionadas ao risco de vida. É essencial que todos façam sua parte para garantir um trânsito mais seguro”, finalizou Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM. Durante a operação, foram realizadas três prisões em flagrante: duas por alcoolemia e uma por desacato.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas