A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) montou um posto de atendimento médico no Sambódromo durante os desfiles das Escolas de Samba, de quinta-feira (27/02) a sábado (1º/03), registrando 51 atendimentos. A equipe, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, prestou serviços de urgência aos foliões durante o Carnaval da Floresta, organizado pelo Governo do Amazonas.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o posto integra a estratégia de saúde adotada para o período carnavalesco, que inclui o funcionamento contínuo de 25 unidades de urgência e emergência e a mobilização de mais de 15 mil servidores, com suporte de UTIs Aéreas para transferências de pacientes de alta complexidade do interior para a capital.
Os atendimentos no Sambódromo englobaram curativos, controle de pressão arterial, tratamento de quedas, dores abdominais, vertigem, náuseas, síndromes gripais, ansiedade, além de casos relacionados ao consumo excessivo de álcool.
A SES-AM também realiza ações integradas com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Detran para garantir a segurança e a estrutura necessária para o atendimento eficaz, além de promover campanhas de prevenção e educação em saúde durante o evento.
Um segundo posto será montado no Studio 5 para o Carnaboi, nos dias 8 e 9 de março.