A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) está preparada para garantir a segurança dos pequenos foliões durante o Carnaval. Com foco em cuidado e prevenção, a Sejusc disponibiliza crachás de identificação infantojuvenil para crianças e adolescentes aproveitarem os blocos e desfiles com ainda mais tranquilidade.
Os crachás, disponíveis em dois modelos no site da Sejusc, são uma medida adicional para facilitar a identificação em casos de incidentes, proporcionando agilidade à rede de proteção e à população que deseje prestar ajuda. Vale ressaltar que a apresentação do crachá não substitui a documentação básica, como Certidão de Nascimento, Registro de Identidade (RG) ou a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A Portaria 003/2023, da Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), estabelece que crianças até 12 anos participem de bailes e eventos infantojuvenis em espaços exclusivos e separados dos adultos. A Sejusc fica encarregada da fiscalização e orientação dessas medidas.
Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, destaca a importância da iniciativa: “Pensamos em criar esse crachá, pois já tivemos situações de crianças perdidas em grandes eventos. É um cuidado extra que os pais e responsáveis podem ter para aproveitar o Carnaval com mais tranquilidade”.
Os crachás seguem as diretrizes da Portaria nº 003/2023-GJ/JIJI do Juizado da Infância e Juventude Infracional, proporcionando um Carnaval seguro e divertido para toda a família.