Nos primeiros 90 dias da reestruturação do Complexo Hospitalar Sul (CHS), composto pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), os investimentos do Governo do Amazonas resultaram em avanços significativos, desde a ampliação da capacidade de atendimento até a modernização da infraestrutura das unidades. Em apenas três meses, o CHS realizou mais de 51 mil atendimentos, 9 mil internações e 2.698 cirurgias.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as ações refletem o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde pública, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente à população.
“Em três meses, observamos uma redução no tempo de espera, o que é essencial para o atendimento ao usuário. Destaco também que a revitalização não envolve apenas melhorias visíveis, mas também aspectos fundamentais nos bastidores, como a parte hidráulica, elétrica, iluminação, o asfalto e os grupos geradores, que garantem a segurança para o funcionamento da unidade hospitalar”, afirmou a secretária.
A reestruturação incluiu a ampliação do parque tecnológico, com a introdução de cirurgias por vídeo. O centro cirúrgico passou a operar 24 horas por dia, oferecendo procedimentos não urgentes, o que reduziu o tempo de espera para cirurgias que anteriormente levavam de 30 a 45 dias, agora realizadas em 5 a 7 dias. As cirurgias de urgência continuam sendo realizadas imediatamente, garantindo um atendimento ágil a pacientes em estado crítico.
Novos serviços especializados foram implantados, incluindo cardiologia, infectologia, hemoterapia e farmácia 24 horas. O CHS também implementou farmácias satélites dentro das UTIs do HPS 28 de Agosto e abriu espaço para 75 novos residentes médicos e multiprofissionais.
A enfermeira do centro cirúrgico, Jaqueline Bastos, que trabalha na unidade há três anos, destacou os avanços. “Hoje, o número de cirurgias aumentou significativamente. Antes, realizávamos cerca de 20 cirurgias por dia, e agora estamos em torno de 40. Além disso, agora temos cirurgias por vídeo, algo que não tínhamos antes, e a inclusão da prótese de quadril foi um grande ganho para a população”, afirmou Jaqueline.
Infraestrutura Modernizada
A modernização do Complexo Hospitalar Sul envolveu a substituição da subestação elétrica, cabeamento de alta tensão, barramentos e a instalação de novos geradores, garantindo a continuidade dos serviços em caso de falhas no fornecimento de energia. Além disso, foram adquiridos 500 novos computadores e 50 televisores de 50 polegadas, melhorando tanto a gestão hospitalar quanto o ambiente para pacientes e profissionais. A reorganização dos leitos também foi realizada, com a troca de colchões e a instalação de novas bombas de infusão.
A revitalização também alcançou a área externa, com a instalação de 176 pontos de iluminação LED através do programa Ilumina+ Amazonas, além de recapeamento asfáltico, melhorias nas calçadas e sarjetas, e a otimização da drenagem, o que facilita o deslocamento de ambulâncias e veículos particulares.
Outras melhorias incluem a expansão do segundo andar do HPS 28 de Agosto, que agora conta com 48 novos leitos, além de serviços de pintura, manutenção elétrica, hidráulica e troca de pisos na emergência do térreo.
As obras estão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, enfatizou a importância das melhorias para garantir mais qualidade no atendimento aos usuários e mais conforto para os profissionais da unidade.
“Além de melhorar os fluxos hospitalares, essas obras estruturantes são essenciais para garantir um ambiente mais confortável e eficiente para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, afirmou o secretário.
Trabalho em Andamento
Uma das principais etapas da reestruturação em curso é a modernização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do HPS 28 de Agosto. A unidade, que conta com 60 leitos de UTI, será totalmente reformada, incluindo melhorias na iluminação, climatização e espaços entre os leitos. Da mesma forma, as enfermarias também passarão por adequações, com a troca de pisos, melhoria na iluminação e climatização, além da modernização dos leitos e dos equipamentos de suporte clínico.
A recepção do HPS 28 de Agosto está sendo reformada e ampliada, proporcionando mais conforto e separando o fluxo de urgência/emergência do atendimento ambulatorial. Com isso, os pacientes serão atendidos conforme suas necessidades médicas e perfil de atendimento. A ampliação também proporcionará um melhor acolhimento social, com a reorganização de processos como a troca de acompanhantes e boletins médicos.
O Instituto Dona Lindu também passará por melhorias, com a ampliação da recepção e reorganização dos fluxos para otimizar o atendimento, com foco nas áreas obstétrica e de urgências ginecológicas.
Além disso, a fachada do Complexo Hospitalar Sul será revitalizada, com uma nova identidade visual, e será instalado um posto policial em frente às unidades, garantindo mais segurança.