Logo OPA - nova

Comunidades afetas pela seca recebem estações de tratamento de água móvel

Comunidades afetas pela seca recebem estações de tratamento de água móvel

Compartilhe esta notícia!

Em uma iniciativa contínua para mitigar os efeitos da seca severa nas comunidades mais impactadas, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, já disponibilizou nove unidades de Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam) pelo programa “Água Boa”, e outras seis estão em processo de montagem. Essas ações fazem parte da Operação Estiagem 2023, com o objetivo de fornecer água potável às comunidades ribeirinhas prejudicadas pela escassez hídrica.

As Etam’s foram instaladas em embarcações e estão em pleno funcionamento. Elas têm a capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia, fornecendo água potável. Até o momento, nove municípios foram beneficiados por essa iniciativa humanitária: Careiro da Várzea, Uarini, Tefé, Parintins, Japurá, Manaquiri, Manacapuru, Fonte Boa e Autazes. Com a instalação das Etam’s, essas comunidades passam a ter acesso contínuo a recursos hídricos de qualidade.

O projeto Água Boa, idealizado e implementado durante a gestão do governador Wilson Lima a partir de 2019, conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas. Atualmente, aproximadamente 400 purificadores foram instalados em 52 municípios do estado, juntamente com as 9 Etam’s já em operação e outras 6 em processo de montagem. Cada kit, composto por um purificador e uma caixa d’água, tem capacidade para atender até 250 famílias por dia.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas