Em uma iniciativa contínua para mitigar os efeitos da seca severa nas comunidades mais impactadas, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, já disponibilizou nove unidades de Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam) pelo programa “Água Boa”, e outras seis estão em processo de montagem. Essas ações fazem parte da Operação Estiagem 2023, com o objetivo de fornecer água potável às comunidades ribeirinhas prejudicadas pela escassez hídrica.
As Etam’s foram instaladas em embarcações e estão em pleno funcionamento. Elas têm a capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia, fornecendo água potável. Até o momento, nove municípios foram beneficiados por essa iniciativa humanitária: Careiro da Várzea, Uarini, Tefé, Parintins, Japurá, Manaquiri, Manacapuru, Fonte Boa e Autazes. Com a instalação das Etam’s, essas comunidades passam a ter acesso contínuo a recursos hídricos de qualidade.
O projeto Água Boa, idealizado e implementado durante a gestão do governador Wilson Lima a partir de 2019, conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas. Atualmente, aproximadamente 400 purificadores foram instalados em 52 municípios do estado, juntamente com as 9 Etam’s já em operação e outras 6 em processo de montagem. Cada kit, composto por um purificador e uma caixa d’água, tem capacidade para atender até 250 famílias por dia.