Logo OPA - nova

Dia Internacional da Mulher: Amazonas alcança avanço significativo na Saúde da Mulher

Dia Internacional da Mulher: Amazonas alcança avanço significativo na Saúde da Mulher

Compartilhe esta notícia!

O ano de 2025 começa com um dado significativo para a Saúde da Mulher, especialmente relevante neste mês dedicado ao público feminino: a redução histórica de 49,2% no índice de mortalidade materna no Amazonas em 2024, em comparação com 2023. Este é o melhor resultado dos últimos dez anos.

Outros avanços importantes na área, destacados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluem o fim da fila para exames de mamografia na regulação e a entrega, na segunda-feira (10/03), pelo governador Wilson Lima, do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu). A unidade, localizada ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), aumentará em cinco vezes a oferta de conizações, um procedimento que trata lesões precoces no colo do útero antes que evoluam para câncer. Esse é um dos maiores avanços recentes no combate à doença que mais mata mulheres no Amazonas.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que, com a entrada em operação do Cepcolu, a rede de atendimento à mulher contará com uma unidade de referência para prevenção e tratamento das lesões que podem se transformar em câncer de colo de útero. “O Amazonas terá um equipamento de saúde que atenderá todo o estado, funcionando como uma referência importante para essa linha de cuidados tão necessária. Isso nos permitirá oferecer uma atenção ainda mais especializada e respostas mais eficazes à doença”, afirmou a secretária.

Em relação à queda na mortalidade materna, Nayara Maksoud explicou que esse resultado é fruto de diversas ações e investimentos realizados pelo Governo do Amazonas desde 2019, com foco no fortalecimento da rede de assistência materno-infantil. Essas ações incluem melhorias na infraestrutura das maternidades, ampliação da oferta de consultas de pré-natal de alto risco nas policlínicas estaduais, qualificação e treinamento das equipes de saúde materno-infantil e adoção de novos protocolos de atendimento.

“Com essa abordagem diferenciada, conseguimos promover um cuidado integrado entre o pré-natal habitual e o de alto risco. As gestantes identificadas com risco de complicações recebem atendimento ágil, permitindo que possíveis complicações sejam monitoradas e tratadas de forma precoce, evitando, na maioria dos casos, complicações que poderiam levar a óbito materno ou fetal”, explicou Nayara Maksoud.

A rede estadual conta com três ambulatórios especializados em pré-natal de alto risco – na Maternidade Dona Nazira Daou, na zona norte, na Policlínica Codajás, na zona sul, e no Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no Centro. Também há o apoio do projeto Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco no Estado do Amazonas (Telepnar), que monitora gestantes em áreas remotas e encaminha, quando necessário, para maternidades de referência em partos de alto risco na rede estadual de saúde.

A SES-AM também reativou o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal (CEPOMIF), para investigar casos e prevenir novos óbitos, além de implementar protocolos que garantem o aprimoramento contínuo das práticas assistenciais na área. No ano passado, foi implantada a Rede Alyne, uma atualização da Rede Cegonha, programa do governo federal que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, garantindo um cuidado integral a gestantes e bebês. Além disso, são realizados treinamentos para atualizar e capacitar os profissionais de saúde, assegurando um atendimento mais qualificado e humanizado às gestantes e puérperas em todo o estado.

Mamografia Em 2024, o Governo do Amazonas eliminou a fila para exames de mamografia, por meio do sistema de regulação. Durante o ano, as duas Carretas da Saúde realizaram 19.186 mamografias em Manaus e em municípios do interior.

Desde o ano passado, a SES-AM também tem intensificado a realização de cirurgias ginecológicas agendadas, com a intensificação das ações durante todo o mês de março.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas