Logo OPA - nova

Dia Mundial do Autismo: Mães atípicas aderem à campanha ‘Abril Azul’ no CECF Padre Pedro

Dia Mundial do Autismo: Mães atípicas aderem à campanha ‘Abril Azul’ no CECF Padre Pedro

Compartilhe esta notícia!

Em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na Cidade Nova, promoveu uma programação especial voltada para crianças atípicas e suas mães.

Enquanto os pequenos se divertiam com uma mesa sensorial – recurso que estimula os sentidos de crianças com autismo – além de brincadeiras com pintura, suas mães participaram de atividades de bem-estar, como massagem relaxante, escovação de cabelos e pintura. A programação também incluiu aulas de zumba e pilates.

Para Renata Queiroz, de 32 anos, mãe de quatro filhos – dois deles diagnosticados com autismo – o centro tem sido essencial no apoio à sua família. “O CECF Padre Pedro me acolheu e tem me ajudado muito a lidar com essa situação atípica dos meus filhos. O pai deles me abandonou ao saber do diagnóstico, o que me levou à depressão”, relata. Ela recebeu atendimento psicológico e psicossocial e, atualmente, participa de atividades de ritmos. “É gratificante ver a evolução dos meus filhos neste lugar”, acrescenta.

Patrícia de Freitas Reis, de 39 anos, também encontrou apoio no centro após o diagnóstico de autismo de seu filho de 4 anos. “Foi um desafio perceber as crises de irritabilidade e seletividade alimentar dele, mas, felizmente, recebemos o acolhimento necessário. O centro tem sido fundamental para nossa família”, afirma.

A diretora do CECF Padre Pedro, Elizabeth Maciel, destaca que o fortalecimento dos vínculos familiares é um dos principais objetivos do centro. “Aqui, não apenas as crianças participam das atividades, mas também suas mães, que se envolvem em aulas de pilates e hidroginástica, além de receberem acompanhamento psicológico e psicossocial. Nosso Grupo de Convivência TEA se reúne semanalmente, oferecendo apoio psicológico e fisioterapia”, explica.

O evento contou com o apoio de diversos parceiros da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), responsável pela administração do centro. Entre os participantes estavam o Projeto Mais Vida, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o Centro Médico Evoluir e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que prestaram orientações sobre benefícios e documentação necessária para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas