O resultado preliminar do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025 foi publicado nesta quinta-feira (25) no portal da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A lista também estará disponível no Diário Oficial do Município (DOM), a partir das 22h.
Nesta edição, a Espi, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), disponibilizou um número recorde de vagas em edital único: 47.377 oportunidades de acesso ao ensino superior em instituições particulares.
O programa atraiu mais de 45 mil inscritos interessados em bolsas com descontos de 100% (integrais), 75% e 50% nas mensalidades dos cursos, oferecidas por meio de compensação tributária e bolsas voluntárias.
Entre os inscritos, 18.787 foram classificados, enquanto 20.982 ficaram no cadastro de reserva, podendo ser convocados no período de remanejamento, que será divulgado posteriormente pela coordenação do PBU. Já 5.389 candidatos foram eliminados por não cumprirem os requisitos do programa.
Candidatos que desejarem contestar sua classificação podem apresentar recursos nos dias 27 e 30 de dezembro, das 8h às 14h, na sede da Espi, localizada na Avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, Zona Oeste, conforme orientado no edital.
“É fundamental destacar que a seleção é realizada por um sistema informatizado, que considera as informações fornecidas pelo candidato na inscrição. É responsabilidade do candidato comprovar os dados com documentação, sob risco de perder o benefício”, explicou Raimundo Filho, diretor-geral da Espi.
Entrega de documentos
Os candidatos classificados deverão apresentar a documentação (original e cópia) para comprovação das informações no período de 6 a 10 de janeiro de 2025, das 8h às 15h, na Instituição de Ensino Superior (IES) onde foram aprovados.
Inclusão socioeducacional
O PBU oferece oportunidades de acesso ao ensino superior em 12 Instituições de Ensino Superior privadas, com um total de 22 unidades espalhadas por Manaus.
O programa é direcionado a estudantes de famílias de baixa renda. Com este edital, o número de bolsas disponibilizadas desde 2021 alcança 200.356. Além do Bolsa Universidade, a prefeitura também oferece os programas Bolsa Pós-Graduação, que já concedeu 75.232 bolsas em quatro anos, e Bolsa Idiomas, com 149.611 vagas para o estudo de línguas estrangeiras em instituições particulares, ambos com descontos nas mensalidades.