O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou do seminário promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) do Reino Unido, realizado em Londres nesta terça-feira (13/02). Durante o evento, Lima apresentou o considerável potencial da comercialização de créditos de carbono gerados no Amazonas, além de destacar a capacidade de captação de recursos para projetos de desenvolvimento sustentável por meio do programa Amazonas 2030. Com uma reserva de 809,6 milhões de toneladas de carbono, o estado vislumbra a possibilidade de captar cerca de R$ 2,4 bilhões para financiar iniciativas sustentáveis.
No seminário, Lima discutiu com investidores, pesquisadores e representantes de instituições financeiras a importância de parcerias para promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica, visando não apenas a preservação ambiental, mas também o bem-estar da população local.
Além disso, o governador se encontrou com gestores do banco BlueBay para tratar especificamente sobre o mercado de carbono no Amazonas e buscou parcerias com a renomada empresa do mercado financeiro Bloomberg.