Durante a leitura da mensagem governamental na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) nesta segunda-feira (03/02), o governador Wilson Lima destacou os avanços nos ensinos bilíngue, tecnológico e sustentável. Ele apresentou as conquistas, como a entrega de novos laboratórios de robótica, a ampliação do ensino bilíngue e tecnológico, e a inauguração da primeira Escola da Floresta.
Wilson Lima também compartilhou dados sobre o fortalecimento dos programas de fomento à pesquisa e inovação e recordou a criação da Escola de Petróleo e Gás Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em Silves. Além disso, o governo iniciou o projeto Jovem Bilíngue, que oferece bolsas de estudo para o aprendizado de inglês.
“Na educação, temos investido no ensino bilíngue e tecnológico. Iniciamos 2024 com a entrega de 32 laboratórios de robótica para escolas estaduais e hoje temos 83 Espaços Makers, tanto na capital quanto no interior. Lançamos o projeto Edutech, com ensino de programação e cultura digital para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, que receberam kits com livros e itens práticos de programação e automação. A oferta de ensino bilíngue na rede estadual aumentou em 34% e agora está presente em dez unidades de ensino”, afirmou.
Ensino Superior, Técnico e Profissionalizante
O reforço na educação também se estendeu ao nível Superior e Técnico. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu 27 novos veículos e mais de 600 equipamentos de informática e eletrônicos, beneficiando unidades da capital e 32 municípios do interior.
No ensino técnico e profissionalizante, o Centro de Educação Tecnológica (Cetam) ofereceu cerca de 200 mil vagas em 2024 e inaugurou uma unidade inédita no município de Silves, construída em parceria com a empresa Eneva. O Cetam de Silves oferece cursos de Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária, além de oferecer bolsas de R$ 1.300 para os alunos.
Em 2024, o Amazonas ultrapassou R$ 100 milhões investidos em programas de fomento à pesquisa e inovação por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Sustentabilidade
No campo da sustentabilidade, o governador Wilson Lima inaugurou a primeira Escola da Floresta, localizada na comunidade Bom Jesus de Angelim, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, que atende 200 alunos. O modelo é pioneiro no Brasil, alinhando novas tecnologias educacionais com conhecimentos tradicionais e práticas sustentáveis de comunidades ribeirinhas.
“É muito gratificante para os ribeirinhos poderem estudar aqui. Eles não vão sair dessa escola, que vai até o terceiro ano do Ensino Médio. É uma grande conquista para todos nós”, comentou Aurineia Gomes, agricultora de 45 anos e moradora da comunidade próxima à Escola da Floresta. Ela e sua filha de 20 anos concluíram juntas o Ensino Médio na unidade no ano passado, e sua outra filha, Vitória, de 13 anos, cursará o 8º ano lá em 2025.
A Escola da Floresta foi projetada para ter baixo impacto ambiental, com uma Estação de Tratamento de Esgoto, painéis solares e a utilização de madeira de manejo florestal sustentável em sua construção.
“Quando vivo histórias emocionantes como essa, de conquistas que abrem novas perspectivas para quem mora no interior, isso me motiva ainda mais e reforça a certeza de que estamos no caminho certo, trazendo os serviços públicos mais perto das pessoas”, afirmou o governador Wilson Lima.
O Governo do Amazonas também tem avançado no desenvolvimento sustentável, com a aprovação de 21 propostas de projetos de carbono na modalidade REDD+, que estão sendo discutidas em consultas públicas com líderes comunitários de 21 Unidades de Conservação do Estado (UCs).