Logo OPA - nova

Estiagem 2024: Sepror coordena ações de segurança alimentar nos municípios

Estiagem 2024: Sepror coordena ações de segurança alimentar nos municípios

Compartilhe esta notícia!

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou nesta terça-feira (06/08) de uma reunião de alinhamento sobre Compras Emergenciais Institucionais, com o objetivo de mitigar os efeitos do atual período de seca, especialmente nos municípios das calhas dos rios Juruá e Solimões.

A coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Sepror esteve presente no encontro preparatório para enfrentar os desafios da estiagem, que deve se intensificar nos próximos meses. A reunião ocorreu na superintendência da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), localizada na avenida Ministro Mário Andreazza, 2196, no Distrito Industrial.

De acordo com Juliano Osawa, coordenador do PAA Amazonas da Sepror, foi inicialmente definida a aquisição de alimentos junto a agricultores familiares, indígenas e povos e comunidades tradicionais cadastrados no PAA Convencional e PAA Indígena. O objetivo é intensificar a compra imediata de culturas com maior durabilidade para consumo humano, como jerimum e farinha de mandioca.

“Também foi discutida a opção de garantir o pirarucu seco como alimento para as famílias que poderão ser mais gravemente afetadas pela estiagem, embora este tema ainda precise ser melhor debatido para implementação segura”, destacou Juliano.

O encontro contou com a presença do procurador da República (MPF), Fernando Meloto Soave, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e associações e cooperativas envolvidas nos programas coordenados pela Conab no Amazonas.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas