David dos Santos, aluno da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Petrônio Portella, situada na zona centro-oeste de Manaus, foi escolhido para representar o Amazonas no Programa Jovens Embaixadores (JE). Aos 17 anos, ele participará de um intercâmbio em janeiro de 2025 em Washington, capital dos Estados Unidos, após passar nas seletivas promovidas pelo Departamento de Estado americano. Com mais de 5 mil inscrições de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil, apenas 30 foram selecionados para o programa.
Coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o programa busca reunir alunos do Ensino Médio com bom desempenho acadêmico, domínio do inglês e engajamento em iniciativas de sustentabilidade e empreendedorismo. David conquistou sua vaga por meio do projeto “Petrônio Portella (PP) Sustentável”, que envolve práticas de educação ambiental e ações contra a degradação do meio ambiente na escola.
David compartilhou que o incentivo dos professores e familiares foi essencial para sua jornada. Segundo ele, o projeto oferece uma experiência de vida única, e ele espera que sua participação inspire outros alunos a tentar.
Em 2025, o JE dará ênfase a ações de sustentabilidade, em sintonia com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá no Brasil. Nos EUA, os jovens participarão de oficinas de liderança, encontros com representantes do governo, intercâmbios culturais e visitas a locais históricos.