O Exército apresentou à UEA (Universidade do Estado do Amazonas) suas necessidades nas áreas de tecnologia e inovação, com o intuito de firmar uma possível parceria. Embora a demanda específica não tenha sido revelada, a proposta de colaboração foi feita ao diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST), Jucimar Maia Jr., durante o “Intercâmbio de Conhecimentos e Estudo de Trabalhos em Parceria”, realizado no Forte Caxias, Quartel-general do Exército, em Brasília, no dia 30 de janeiro. O evento contou com a participação do chefe de Comando, Controle e Informação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Washington Rocha Triani.
“Desde o ano passado, a UEA mantém uma parceria com o Exército por meio do IME (Instituto Militar de Engenharia). Agora, fomos convidados para ir a Brasília e fortalecer ainda mais esses laços, alinhando as necessidades do Exército com as competências da EST, como, por exemplo, no desenvolvimento de jogos eletrônicos”, afirmou Jucimar Jr.
Em novembro de 2024, a UEA firmou um termo de cooperação técnica com o IME para o compartilhamento de infraestrutura, pesquisas e participação em estudos relacionados à graduação, pós-graduação, projetos de pesquisa, extensão e inovação.
Em janeiro deste ano, uma comitiva do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA) e do Comando Militar da Amazônia (CMA) visitou a infraestrutura da EST, incluindo o Ludus Lab, localizado no Laboratório Saltu, que desenvolve jogos em parceria com empresas do Polo Industrial de Manaus.