De 20 a 25 de janeiro, Manaus recebe uma programação cultural variada promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O Agendão Cultural desta semana inclui mostras de filmes contemplados pela Lei Paulo Gustavo, exposições que celebram a arte local e a inclusão, além do Festival de Férias 2025, com atividades para toda a família.
Entre os principais eventos, destacam-se a exposição “Quanto + Preto Melhor”, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, e a Mostra de Cinema Caba, que exibe curtas-metragens que valorizam a produção artística regional. O Mês da Visibilidade Trans também ganha destaque com o evento “Cultura Ballroom 3.0”, no Kuma Espaço de Criação.
Para o público infantil, o Festival de Férias oferece visitas guiadas ao Teatro Amazonas e atividades literárias na Biblioteca Pública do Amazonas. Com entrada gratuita ou preços acessíveis, a programação promete levar arte, diversão e reflexão aos participantes.
Exposições em cartaz
Na sexta-feira (24/01), o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo recebe a exposição “Quanto + Preto Melhor”, às 18h. A exposição coletiva, com curadoria de Marcelo Rufi, busca dar visibilidade à arte negra contemporânea na Amazônia, resgatando e ampliando histórias frequentemente invisibilizadas. O evento promove reflexões sobre letramento racial e a força ancestral presente na cultura negra.
Com a participação de artistas como Anderson Souza, André Cavalcante Pereira, Andrew Ponto, Cigana do Norte, Edvando Alves, Estevan Leandro, Jorge Liu, Manuo, Rana Mariwo, Travamazonica, Ventinho, Vivian Evangelista e Zem Babumones, a exposição apresenta uma diversidade de expressões artísticas, incluindo instalações, esculturas, pinturas e performances.
A Casa das Artes, localizada ao lado do Teatro Amazonas, segue com a exposição do projeto “Olho Mágico – Um Novo Olhar Sobre o Teatro Amazonas”. Com curadoria de Cristóvão Coutinho e direção artística de Jorge Kennedy, o projeto é resultado de aulas ministradas por Fernando Júnior e Jotta, e ficará em cartaz até 2 de fevereiro, de quarta-feira a domingo, das 14h às 20h, com entrada gratuita.
O Palacete Provincial também apresenta a exposição “Raízes da Amazônia: o olhar de Silvino Santos”, que comemora o Dia do Fotógrafo (8 de janeiro) com curadoria baseada no acervo de Joaquim Gonçalves de Araújo. A mostra está disponível até 31 de janeiro, de segunda a sábado (exceto quartas-feiras), das 9h às 15h.
Festival de férias
Dando continuidade à programação do Festival de Férias, o Teatro Amazonas receberá crianças no sábado (25/01), das 9h às 12h, para uma visita ao local. A visita será gratuita, com inscrições no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), e contará com guias que compartilharão histórias e curiosidades sobre o teatro, proporcionando uma experiência enriquecedora para toda a família.
Além disso, a Biblioteca Pública do Amazonas promoverá a Estação Biblioteca, com sessões de visitas guiadas, mediação de leitura e contação de histórias. As atividades serão realizadas pelo “Projeto Rodas de Leitura Manauaras” e não exigem inscrição prévia.
As inscrições para a última semana do festival estarão abertas no dia 22/01, a partir das 10h, no site cultura.am.gov.br.
Lei Paulo Gustavo
Na sexta-feira (24/01), às 18h30, será realizada no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro) a Mostra de Cinema Caba, que apresenta uma retrospectiva da Companhia de Artes Bacaba (Caba), destacando a produção artística local. A programação inclui cinco curtas-metragens: “Vendo Boto” (2020), “Tributo a Chico Mendes” (2020), “Feira do Troca” (2022), “Viva Sebastião” (2023) e “Santo Antônio da Terra Preta” (2024). A entrada é gratuita, e todos os curtas têm classificação livre.
No Mês da Visibilidade Trans, o Kuma Espaço de Criação apresenta o “Cultura Ballroom 3.0 – Sustentabilidade Trans e Travesty”, um evento que celebra a arte e resistência das pessoas trans e travestis em Manaus. Desde 2020, o evento fortalece a cena ballroom na cidade, com oficinas de vogue, debates e performances culturais.
O encerramento especial acontecerá no dia 25 de janeiro, das 17h às 21h, no Impact Hub Manaus, com o evento “Substância Ball: Uma Fórmula da Sustentabilidade Trans e Travesty”. A entrada é gratuita para pessoas trans inscritas na lista transfree, e os ingressos variam entre R$10 e R$25, com a arrecadação destinada a um membro da comunidade em situação de vulnerabilidade.
Com o apoio da Lei Paulo Gustavo e executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento reafirma o compromisso com a inclusão, a arte e a sustentabilidade LGBTQIAPN+.