Logo OPA - nova

Fapeam destaca projetos pioneiros em bioeconomia e segurança alimentar na ExpoAmazônia BIO&TIC

Fapeam destaca projetos pioneiros em bioeconomia e segurança alimentar na ExpoAmazônia BIO&TIC

Compartilhe esta notícia!

Pesquisas realizadas com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram apresentadas por cientistas nesta segunda-feira (04/11) no primeiro dia da ExpoAmazônia BIO&TIC. A edição de 2024 traz como tema “Vetores para o Desenvolvimento da Amazônia”, focando no empreendedorismo, bioeconomia, biotecnologia e tecnologias de informação e comunicação.

A Fapeam apresentará cinco projetos durante o evento. Três deles foram exibidos hoje, no estande da Fundação, enquanto os demais serão apresentados na terça e quarta-feira (05 e 06/11). A ExpoAmazônia BIO&TIC, com entrada gratuita, ocorre no Studio 5 Shopping e Convenções, no Distrito Industrial I, de 04 a 06/11, das 14h às 20h.

Nanotecnologia

O projeto “Consolidação da AMNANO no desenvolvimento de bioprodutos a partir do nanoencapsulamento de metabólitos produzidos por plantas e fungos amazônicos” recebe suporte do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado). Coordenado pela doutora em Química Patricia Melchionna Albuquerque, da UEA, o estudo investiga espécies vegetais amazônicas com propriedades químicas úteis para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, como atividades antioxidantes, antimicrobianas e antitumorais.

A Rede AMNANO busca encapsular óleos essenciais e extratos de plantas e fungos amazônicos, potencializando o valor biológico desses componentes por meio de nanotecnologia.

Farinha de Microalga

Outro projeto exposto foi o “AquaViridi: Farinha de alga da Amazônia como suplemento alimentar”, desenvolvido no âmbito do Programa Centelha 2. A coordenadora Fabiane Ferreira de Almeida explica que a farinha de microalga, rica em Ômega 3, pode ser usada em rações animais, promovendo saúde ao reduzir inflamações e doenças cardiovasculares. O produto visa melhorar a qualidade do filé de peixe, aumentando imunidade e níveis de nutrientes essenciais.

Macarrão Amazônico

O projeto “Fabricação de Macarrões Amazônicos Veganos e Sem Glúten”, coordenado por Júlio Cézar Sá da Silva, faz parte do Programa Inova Amazônia e visa desenvolver massas saudáveis a partir de ingredientes amazônicos, como açaí e tucumã, além de outras opções veganas e sem glúten. A empresa Pastifício Baré pretende expandir as vendas e valorizar a cadeia extrativista local.

ExpoAmazônia BIO&TIC

Participando pelo terceiro ano consecutivo, a Fapeam exibe suas iniciativas e investimentos na área de ciência e inovação, oferecendo ao público uma visão abrangente dos projetos apoiados e das oportunidades de fomento. A feira busca integrar e impulsionar os polos de Bioeconomia e Tecnologia Digital na Amazônia, criando novas oportunidades de negócios e promovendo o desenvolvimento regional.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas