A 17ª farmácia descentralizada do Estado, encarregada da entrega de medicamentos de alto custo na Policlínica Zeno Lanzini, situada no bairro Tancredo Neves, Zona Leste, foi aberta nesta quinta-feira (18). Esta unidade faz parte do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o local dispõe de 200 tipos de medicamentos e vai beneficiar mais de 500 pacientes, melhorando o acesso para os residentes daquela área da cidade.
“A descentralização da distribuição de medicamentos é parte do Programa Saúde Amazonas, visando ampliar a capacidade de atendimento estadual, oferecendo serviços mais acessíveis ao usuário”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Segundo Nayara Maksoud, além de beneficiar os usuários da Zeno Lanzini, o serviço de distribuição de medicamentos na nova unidade também vai beneficiar os pacientes da Policlínica Conte Telles, também na zona leste de Manaus.
Para receber os medicamentos de alto custo, o paciente deve seguir alguns procedimentos exigidos pelo MS, incluindo a apresentação do Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização (LME), receita médica, laudos e exames que comprovem a condição de saúde. Com esses documentos em mãos, o paciente se cadastra em uma das farmácias descentralizadas da rede estadual de saúde, tanto na capital quanto no interior.
Durante o cadastro, a documentação é avaliada. Se aprovado e comprovada a necessidade do paciente pelo medicamento, ele terá acesso à medicação, podendo recebê-la mensalmente.
Policlínica Zeno Lanzine
A unidade oferece atendimento especializado aos moradores da zona leste, com consultas disponíveis em oftalmologia, endocrinologia, gastroenterologia, psiquiatria, mastologia, proctologia, dermatologia, cirurgia geral e vascular.