Logo OPA - nova

FCecon reconhece projetos de iniciação científica.

FCecon reconhece projetos de iniciação científica.

Compartilhe esta notícia!

Quinze pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) edição 2023-2024, promovido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), foram premiadas na tarde desta segunda-feira (12/08), marcando o encerramento da 13ª Jornada de Iniciação Científica da instituição.

O Paic é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e a cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta segunda-feira, no auditório da FCecon.

O Paic é realizado na Fundação Cecon há 13 anos. Para a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres, o programa tem desempenhado um papel fundamental no avanço das pesquisas na área oncológica.

“São 13 anos de história do Paic na Fundação Cecon, que tem trazido grandes benefícios para a instituição. O programa é um verdadeiro motor impulsionador da pesquisa na Fundação. Por meio dele, temos desenvolvido estudos relevantes sobre oncologia no Amazonas”, destacou Kátia Torres.

Premiação

Dos 65 projetos submetidos na edição 2023-2024 do Paic, os cinco primeiros colocados receberam certificado de menção honrosa e troféu conforme sua classificação. Os demais colocados, do 6º ao 15º lugar, também foram agraciados com certificados de menção honrosa.

De acordo com a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Martins, o programa visa apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes de graduação, estimulando a vocação científica e promovendo novos talentos em diversas áreas do conhecimento.

“A premiação dos melhores projetos de iniciação científica é uma forma de reconhecer o empenho e a qualidade do trabalho dos alunos. Isso serve como um estímulo para que continuem investindo em suas carreiras científicas”, afirmou Valquíria Martins.

A primeira colocada foi a bolsista Rebeca Amanda Rodrigues, com a pesquisa intitulada “Frequência de HPV 16 e 18 em pacientes que realizaram Exérese da Zona de Transformação (EZT)”.

A segunda colocada foi Lívia Raquel Macedo, com o estudo “Desenvolvimento de ensaio molecular para utilização de miRNAs circulantes como biomarcadores de câncer colorretal na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas”.

O terceiro colocado foi Igor Samuel Gadelha, com o estudo “Perfil sérico de citocinas pró-inflamatórias em pacientes com câncer colorretal”.

13ª Jornada

A Jornada Científica teve início no dia 6 de agosto, incluindo apresentações de experiências de coordenadores, relatos de casos de sucesso, palestras, minicursos e as defesas dos projetos de pesquisa da edição 2023-2024.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas