A manhã desta sexta-feira (12/07) foi repleta de diversão para cerca de 60 pessoas com deficiência que participaram da 1ª Festa Julina Inclusiva, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus. O evento faz parte do projeto Amazonas Eficiente, que visa promover a autonomia e a inclusão social.
Tony Brasil, de 19 anos, um dos participantes mais animados, compartilhou sua experiência positiva. “Vou fazer dois anos de carreira. Eu frequento aqui, eu danço, faço atividade de inclusão. Hoje teve o arraial da inclusão, gostei das brincadeiras, das barracas, de tudo”, declarou.
A festa contou com diversas atividades, como jogo das argolas, pescaria, tiro ao alvo, e apresentações de quadrilhas. A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância dessas atividades lúdicas para o desenvolvimento motor dos participantes. “Nosso arraial teve grande aceitação e permitiu que os usuários do projeto se divertissem enquanto praticavam atividades que desenvolvem suas habilidades”, afirmou.
O projeto Amazonas Eficiente, anteriormente chamado Amazonas + Inclusão, oferece serviços como fisioterapia e fonoaudiologia, além de atividades de desenvolvimento psicomotor, com o objetivo de promover a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência.