Quatro instituições de pesquisa do Amazonas foram selecionadas pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para receber recursos federais no valor de R$ 100 milhões, destinados às regiões Norte e Nordeste. Embora o valor exato para cada instituição não tenha sido divulgado, os recursos serão aplicados no financiamento de tecnologias para aumentar a competitividade e fomentar a inovação no estado.
O recurso provém do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). De acordo com Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, a participação das instituições locais de pesquisa em editais de tecnologia e inovação visa incentivar a cooperação entre os diversos setores da ciência.
“Assumimos o compromisso de reduzir as assimetrias regionais em nosso país, promovendo o desenvolvimento para todos os brasileiros. É isso que buscamos com nossos editais. Precisamos fortalecer a integração entre academia, setor produtivo e governo”, afirmou a ministra.
Além do Amazonas, também receberão os recursos instituições de Tocantins, Amapá e Roraima.
Conforme a Finep, o investimento nesses ecossistemas de inovação contribui para o desenvolvimento econômico regional, o aumento de novas patentes, a criação de novas empresas e a geração de oportunidades de trabalho, tanto para recém-formados quanto para profissionais qualificados.
Confira a lista das instituições selecionadas no Norte e Nordeste:
