O governador do Amazonas, Wilson Lima, liderou, nesta quarta-feira (27/11), a formatura de 1.000 novos policiais militares que iniciarão suas atividades no policiamento ostensivo no estado a partir de janeiro. Essa incorporação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, que visa reforçar as Forças de Segurança no estado. O ingresso dos novos agentes na tropa marca o resultado do concurso público realizado em 2022, após 11 anos sem seleções desse tipo.
“Vocês fizeram um juramento: oferecer apoio e proteção incondicional ao povo do Amazonas, muitas vezes a pessoas que nem conhecem. Estou aqui para reafirmar nosso compromisso com a sociedade do estado. Esta é uma das turmas mais bem preparadas da história da Polícia Militar, reflexo da dedicação e do esforço de cada um de vocês,” destacou o governador Wilson Lima.
A cerimônia foi realizada na Arena Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Após concluírem o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), os formandos agora integram oficialmente o quadro da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) como soldados.
Em setembro, os alunos participaram do estágio supervisionado em Manaus, atuando em escalas de policiamento a pé e motorizado, com orientação de praças e oficiais. Durante o treinamento, foram aplicadas técnicas de patrulhamento, abordagem e atendimento ao público.
Entre os destaques da turma está José Ferreira, que obteve a terceira melhor média da formação, 9,98, e recebeu um certificado de reconhecimento das mãos do governador. “Foi um ano desafiador, mas estou muito feliz por concluir essa etapa. Nosso objetivo agora é servir a sociedade amazonense com excelência e dignificar o nome da Polícia Militar do Amazonas,” afirmou o soldado.
Oficiais em formação
Além dos novos soldados, 100 oficiais seguem em processo de formação, atualmente no primeiro ano do curso, que tem duração de três anos. Já em abril de 2024, 21 novos oficiais de saúde aprovados no mesmo concurso deverão ser incorporados à corporação após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS).
Esses profissionais atuarão na Diretoria de Saúde da PMAM, localizada na Policlínica Militar Tenente Weber, em Adrianópolis. A unidade coordena serviços em áreas como psicologia, odontologia, fisioterapia, e assistência veterinária. Entre as especialidades estão cardiologia, clínica geral, neurologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, entre outras.
Reforço na segurança pública
Os concursos realizados pelo Governo do Amazonas para a área de segurança em 2022 resultaram na convocação de mais de 1.700 candidatos aprovados. Desse total, foram chamados 1.121 para a Polícia Militar (1.000 praças e 121 oficiais), além de 253 para o Corpo de Bombeiros, 182 para a Polícia Civil, 121 para o Detran-AM, e 40 para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Programa Amazonas Mais Seguro
Essas ações integram os investimentos previstos pelo Amazonas Mais Seguro, programa que desde 2019 já destinou R$ 1 bilhão à segurança pública do estado. Os recursos incluem melhorias em infraestrutura, aquisição de tecnologias, modernização de equipamentos e valorização de recursos humanos.
A Polícia Militar do Amazonas figura entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil, com o 5º maior salário bruto do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, o estado investiu na compra de armamentos, munições, drones e na implementação do sistema de vigilância Paredão, que conta com mais de 600 câmeras instaladas em Manaus para auxiliar no combate à criminalidade.