Logo OPA - nova

Governador Wilson Lima destaca atuação integrada de secretarias no enfrentamento aos impactos climáticos durante encontro nacional da Defesa Civil

Governador Wilson Lima destaca atuação integrada de secretarias no enfrentamento aos impactos climáticos durante encontro nacional da Defesa Civil

Compartilhe esta notícia!

Durante a abertura do 1º Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil de 2025 (Congepdec), nesta quarta-feira (23/04), o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou a importância da atuação integrada entre secretarias estaduais para o enfrentamento dos efeitos dos eventos climáticos extremos. O encontro, sediado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus, reúne representantes de 23 estados brasileiros e segue até sexta-feira (26/04).

Em participação virtual, o governador destacou os avanços do Governo do Amazonas nos últimos anos para mitigar os impactos causados por fenômenos como cheias severas, estiagens prolongadas e queimadas. Entre os destaques, Lima citou o fortalecimento da articulação entre áreas como infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação e fiscalização.

“Para que possamos avançar de forma efetiva, é fundamental o engajamento de todos os setores da gestão pública. A transversalidade entre as secretarias tem sido determinante para construirmos respostas rápidas e estratégias de resiliência que cheguem, principalmente, às comunidades mais vulneráveis”, afirmou o governador.

Wilson Lima também destacou que o Amazonas tem desenvolvido ações preventivas e emergenciais que reduziram, significativamente, os prejuízos causados por eventos climáticos em 2024, especialmente no acesso à água potável, alimentos e medicamentos.

Entre as medidas adotadas está o decreto que tornou permanente o Comitê de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, que fortalece o monitoramento e a resposta a situações extremas. Além disso, o programa Água Boa já implantou mais de 700 sistemas de abastecimento desde 2019, além de estações móveis de tratamento, caixas d’água e a distribuição de alimentos e insumos em larga escala.

Operações em curso

Somente na Operação Estiagem 2024, o Governo do Amazonas distribuiu mais de 3 mil toneladas de alimentos e instalou 41 purificadores de água em comunidades isoladas. Já a Operação Cheia 2025, iniciada neste mês, contemplou mais de 6 mil famílias em municípios da calha do rio Madeira, com a entrega de alimentos, caixas d’água, copos d’água e equipamentos do programa Água Boa.

Congepdec 2025

O Congepdec é um dos principais fóruns de debate sobre políticas públicas de proteção e defesa civil no Brasil. A edição de 2025 posiciona o Amazonas como referência nacional em monitoramento hidrológico e meteorológico, e fortalece o protagonismo do Estado na gestão de riscos e desastres.

A programação do encontro inclui painéis temáticos, exposições de tecnologias e visitas técnicas. Durante a cerimônia de abertura, o governador Wilson Lima foi um dos homenageados com a Medalha Dra. Rosemary Costa Pinto, concedida a autoridades que se destacam na proteção da vida e na promoção da resiliência.

O evento também contou com a presença do secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo; do presidente do Congepdec e coordenador estadual de Defesa Civil de São Paulo, Henguel Pereira; do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros; do diretor do Cenad, Armin Braun; e de outras autoridades civis e militares do Estado.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas