Durante a abertura do 1º Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil de 2025 (Congepdec), nesta quarta-feira (23/04), o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou a importância da atuação integrada entre secretarias estaduais para o enfrentamento dos efeitos dos eventos climáticos extremos. O encontro, sediado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus, reúne representantes de 23 estados brasileiros e segue até sexta-feira (26/04).
Em participação virtual, o governador destacou os avanços do Governo do Amazonas nos últimos anos para mitigar os impactos causados por fenômenos como cheias severas, estiagens prolongadas e queimadas. Entre os destaques, Lima citou o fortalecimento da articulação entre áreas como infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação e fiscalização.
“Para que possamos avançar de forma efetiva, é fundamental o engajamento de todos os setores da gestão pública. A transversalidade entre as secretarias tem sido determinante para construirmos respostas rápidas e estratégias de resiliência que cheguem, principalmente, às comunidades mais vulneráveis”, afirmou o governador.
Wilson Lima também destacou que o Amazonas tem desenvolvido ações preventivas e emergenciais que reduziram, significativamente, os prejuízos causados por eventos climáticos em 2024, especialmente no acesso à água potável, alimentos e medicamentos.
Entre as medidas adotadas está o decreto que tornou permanente o Comitê de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, que fortalece o monitoramento e a resposta a situações extremas. Além disso, o programa Água Boa já implantou mais de 700 sistemas de abastecimento desde 2019, além de estações móveis de tratamento, caixas d’água e a distribuição de alimentos e insumos em larga escala.
Operações em curso
Somente na Operação Estiagem 2024, o Governo do Amazonas distribuiu mais de 3 mil toneladas de alimentos e instalou 41 purificadores de água em comunidades isoladas. Já a Operação Cheia 2025, iniciada neste mês, contemplou mais de 6 mil famílias em municípios da calha do rio Madeira, com a entrega de alimentos, caixas d’água, copos d’água e equipamentos do programa Água Boa.
Congepdec 2025
O Congepdec é um dos principais fóruns de debate sobre políticas públicas de proteção e defesa civil no Brasil. A edição de 2025 posiciona o Amazonas como referência nacional em monitoramento hidrológico e meteorológico, e fortalece o protagonismo do Estado na gestão de riscos e desastres.
A programação do encontro inclui painéis temáticos, exposições de tecnologias e visitas técnicas. Durante a cerimônia de abertura, o governador Wilson Lima foi um dos homenageados com a Medalha Dra. Rosemary Costa Pinto, concedida a autoridades que se destacam na proteção da vida e na promoção da resiliência.
O evento também contou com a presença do secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo; do presidente do Congepdec e coordenador estadual de Defesa Civil de São Paulo, Henguel Pereira; do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros; do diretor do Cenad, Armin Braun; e de outras autoridades civis e militares do Estado.