Transformando vidas e trazendo dignidade às famílias que terão acesso à energia elétrica pela primeira vez, o governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (23/12), 60 painéis solares para três comunidades turísticas de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus. A iniciativa integra o programa Brilha Amazonas, que promove o desenvolvimento do turismo como fonte de renda sustentável através do uso de energia limpa.
“Estamos trazendo qualidade de vida para os moradores, especialmente para as crianças, e também fortalecendo a economia local. Com energia elétrica, eles poderão oferecer um serviço de melhor qualidade aos turistas que visitam a região”, destacou o governador.
As comunidades beneficiadas — Tiririca, Santo Antônio e Marajá — estão localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e abrigam 53 famílias. Essas comunidades trabalham com turismo em parceria com hotéis do município. Inicialmente, os kits solares atenderão as residências de 30 famílias. Antes, os moradores utilizavam motores a diesel para obter energia elétrica por apenas três horas à noite, sem acesso a eletrodomésticos básicos como geladeiras. Por se tratar de um sítio arqueológico, essas áreas não foram incluídas no programa federal “Luz para Todos”. Agora, a instalação dos painéis garante energia sustentável e a preservação ambiental.
O aposentado Júlio Loureiro, de 67 anos, morador da comunidade Tiririca há cinco décadas, celebrou a chegada da energia elétrica. “É um sonho realizado. Ter luz para viver muda tudo. Agradeço ao governador e compartilho da alegria de todos da comunidade. Essa transição do gerador para a energia solar é incomparável”, declarou.
Energia limpa e sustentável
A iniciativa é coordenada pela Amazonastur e visa consolidar o Amazonas como referência em energia renovável e turismo sustentável. Desde 2023, o governo estadual já entregou 506 painéis solares em nove municípios, incluindo São Sebastião do Uatumã, Presidente Figueiredo, Maués, e comunidades indígenas nas RDS Rio Negro e Puranga Conquista. A meta é aliar desenvolvimento econômico à preservação ambiental, fortalecendo o potencial turístico da região.
Regularização fundiária
Na mesma ocasião, o governador entregou 400 títulos definitivos de propriedade a moradores de Novo Airão, como parte do programa Amazonas Meu Lar, considerado o maior programa habitacional do estado. Além de garantir segurança jurídica, os títulos permitem acesso ao crédito para construção e reforma, direito à herança e valorização dos imóveis, reforçando o compromisso do governo com o bem-estar da população.