O governador Wilson Lima apresentou nesta segunda-feira (06/01) um balanço das atividades realizadas nas áreas de segurança pública e saúde durante as festas de fim de ano. Com a participação de 2,6 mil servidores em operações de patrulhamento e fiscalização de trânsito durante o Natal e o Réveillon, o Governo do Amazonas conseguiu reduzir em 66,7% os acidentes com vítimas fatais e em 28,5% os acidentes sem vítimas fatais, aliviando a demanda nos principais hospitais e prontos-socorros de Manaus.
“Tivemos um final de ano histórico, tanto na segurança quanto na saúde. Os resultados são muito positivos, fruto de uma ação integrada envolvendo o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Saúde. Isso reduziu significativamente a procura nas unidades de saúde”, afirmou o governador Wilson Lima, acompanhado pelos secretários de Segurança, Vinícius Almeida, e de Saúde, Nayara Maksoud.
Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, o efetivo foi reforçado com agentes das Polícias Militar e Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Corpo de Bombeiros atuando em todas as zonas da cidade. “Instalamos 10 barreiras em pontos estratégicos e estruturamos policiamento em locais de grande movimento, como Ponta Negra, Largo São Sebastião e Amarelinho. Onde havia festas e aglomerações, estávamos presentes com as equipes”, complementou o governador.
Planejamento para o Carnaval
O governador também destacou que o mesmo planejamento adotado no fim de ano, que registrou 179 autuações de motoristas por embriaguez ao volante, será replicado durante o Carnaval, com a mesma estrutura de trabalho.
Impactos na Saúde
As operações refletiram diretamente na redução de atendimentos nos principais prontos-socorros de Manaus: João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto. Durante o período de Natal e Réveillon, houve uma redução de 37% nos atendimentos em comparação ao ano anterior.
Entre as demandas atendidas, destacam-se as quedas em casos relacionados à ortopedia e cirurgias gerais, graças às operações de fiscalização no trânsito. O Hospital Platão Araújo reduziu em 60% a procura por atendimento ortopédico, enquanto o HPS 28 de Agosto apresentou uma queda de 26% na demanda por cirurgias gerais.
Operação Natal Mais Seguro
Além das ações específicas dos feriados, o Governo já havia intensificado o policiamento com a Operação Natal Mais Seguro, iniciada em novembro. A operação, que contou com 1,4 mil policiais militares apenas na capital, resultou em uma redução de 40% nos homicídios e de 18% nos roubos, além de um aumento de 171% na apreensão de armas de fogo em comparação ao mesmo período de 2023.
Complexo Hospitalar Sul
Durante a apresentação do balanço, o governador também abordou os avanços no Complexo Hospitalar Sul, que inclui o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu. Em dezembro, o complexo realizou mais de 11 mil atendimentos, ampliando os serviços e melhorando os fluxos de procedimentos cirúrgicos.
No HPS 28 de Agosto, o número de cirurgias aumentou de 15 para 24 por dia, enquanto as operações ortopédicas subiram de cinco para 15 diárias, reduzindo a fila de espera. No Instituto da Mulher Dona Lindu, o número de partos aumentou 40%, além de melhorias estruturais e administrativas que incluíram a contratação de novos funcionários e a regularização de pagamentos.