O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira (24/03), o Plano Estadual de Integridade, fortalecendo a governança e a transparência no serviço público. Durante o evento, também foi apresentado o Sistema de Auditoria Governamental Interna, um marco no controle interno do Amazonas, que aprimora os processos de auditoria.
“Desde 2019, temos implementado ações na Controladoria Geral do Estado (CGE) para superar desafios e avançar na transparência. Ampliamos os canais de escuta ao cidadão, expandindo a Ouvidoria para secretarias essenciais como educação, saúde e segurança pública”, destacou o governador Wilson Lima.
O Plano Estadual de Integridade, estabelecido pelo Decreto Estadual n.º 50.868/2024, define diretrizes para fortalecer a ética e a responsabilidade no serviço público. Entre suas ações estão a criação de normas de conduta, capacitação de servidores, auditorias e monitoramento de processos internos.
“O programa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a ética na administração pública. Nosso objetivo é estruturar canais de monitoramento para garantir um sistema mais transparente e eficiente”, afirmou o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.
Sistema de Auditoria
No mesmo evento, foi lançado o Sistema de Auditoria Governamental Interna, denominado Apoena – termo de origem Tupi-Guarani que significa “aquele que vê ou vai mais longe”. O sistema moderniza e agiliza as auditorias, alinhando-se às normas internacionais de controle interno, resultando em maior eficiência na gestão pública.
O governador também destacou avanços na transparência, como a integração ao sistema Fala.BR, plataforma que permite ao cidadão registrar denúncias, reclamações e sugestões sobre serviços públicos.
Além disso, o Amazonas conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), atingindo 96,69% dos requisitos exigidos. O estado se posiciona em 5º lugar no ranking nacional e 3º na região Norte, demonstrando seu compromisso com a transparência e a gestão responsável.