Logo OPA - nova

Governador Wilson Lima ressalta a expansão do gás natural, petróleo e energia solar como alternativas econômicas para o Amazonas.

Governador Wilson Lima ressalta a expansão do gás natural, petróleo e energia solar como alternativas econômicas para o Amazonas.

Compartilhe esta notícia!

O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (19/03), o potencial do Amazonas em fontes de energia como gás natural, petróleo e energia solar, com a intenção de diversificar a matriz econômica do estado. Durante a 2ª edição da Expo & Conferência Óleo, Gás e Energia 2025, o maior evento do setor, ele apresentou os avanços nas áreas de energia, que têm sido incentivados e fortalecidos pelo Governo do Estado desde 2019.

“O desenvolvimento econômico sustentável, baseado em nossos recursos naturais, é essencial para promover a igualdade, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. Não existe outra atividade pública que traga dignidade para as populações locais que não seja baseada na atividade econômica. A geração de empregos é fundamental para avançarmos nas políticas públicas”, afirmou Wilson Lima.

A Expo & Conferência sobre Óleo, Gás e Energia deverá reunir até a quinta-feira (20/03) cerca de quatro mil participantes de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Ceará, Amapá e Pará, além de representantes de países como Canadá, Colômbia e Nepal.

Segundo o governador, os setores de gás, petróleo e energia solar têm se consolidado como alternativas para o desenvolvimento econômico do Amazonas. Destacando a exploração do gás natural, o estado tem atraído novos investimentos, principalmente no município de Silves, a 204 km de Manaus, e gerado emprego e renda. Em 2021, Wilson Lima sancionou a Lei nº 5.420 (Lei do Gás), quebrando o monopólio do setor e impulsionando a exploração na região.

Atualmente, o Amazonas possui a maior reserva de gás natural em terra (onshore) do Brasil, com 40 bilhões de metros cúbicos já comprovados e potencial para alcançar 100 bilhões de m³, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em 2024, o estado foi o segundo maior produtor de gás natural no Brasil, com 9,37% da produção nacional e 480 milhões de m³ produzidos por mês.

O principal projeto em andamento é o Complexo do Azulão 950, em Silves, operado pela Eneva, que prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões e gerará mais de 5 mil empregos durante o pico da construção das três usinas termelétricas, com capacidade para abastecer 3,7 milhões de residências até 2026/2027. A Eneva também realiza iniciativas de contrapartida social, como a construção da primeira Escola do Centro de Formação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que capacita profissionais nas áreas de petróleo e gás, e o projeto “Elas Empreendedoras”, que promove o empreendedorismo feminino.

O governador também destacou a importância da exploração do Campo do Juruá, na Bacia do Solimões, que possui a maior reserva de gás já descoberta no Amazonas, atraindo interesse de empresas do setor de petróleo e gás.

De acordo com a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o consumo de gás natural no estado em 2024 foi de 5,4 milhões de m³/dia, um aumento de 4,89% em relação ao ano anterior.

Em relação ao setor de petróleo, o governador enfatizou que o Amazonas ocupa a 8ª maior reserva de petróleo do Brasil, sendo a 5ª maior em terra (onshore), o que está em sintonia com o consumo médio de energia no estado em 2024, que alcançou 8.025,2 gigawatts-hora (GWh), sendo 35% do total consumido pelo setor residencial. Além disso, o Amazonas tem se destacado pela geração de energia solar, com um crescimento de 528% no setor entre 2021 e 2024, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Expo & Conferência segue até quinta-feira (20/03), no Centro de Convenções Vasco Vasques, e é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) e pelo Sebrae/AM. A conferência apresenta as perspectivas e oportunidades do setor energético no Brasil e no Amazonas, movimentando mais de R$ 4,5 milhões em negócios em 2024.

Entre os participantes do evento, estão representantes de instituições como o Cetam de Silves, que oferece cursos técnicos nas áreas de Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária, e de entidades como o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura, Abegás, EPE, Finep e ABPIP, além de empresas como Eneva, Atem, Petrobras, TAG, Marquise Ambiental e órgãos estaduais como Cigás, Semig, Arsepam, Sedecti, Cosama, Ipaam e Fapeam.

O evento também contou com a presença do embaixador do Nepal no Brasil, Nirmal Raj Kafle, dos deputados estaduais Sinésio Campos, João Luiz, Mário César Filho e da vereadora Professora Jacqueline.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas