Mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas durante a Semana Santa com a distribuição de peixes pelo programa Peixe no Prato Solidário, promovido pelo Governo do Amazonas. A ação prevê a entrega de mais de 300 toneladas de pescado a instituições sociais em todo o estado em 2025.
“Essas instituições atendem famílias que, muitas vezes, não teriam acesso a esse alimento essencial. Elas são cadastradas em sistemas como o do Fundo de Promoção Social, Seas, Sejusc e ADS”, destacou o governador Wilson Lima, durante o início das entregas, nesta segunda-feira (14).
Para garantir o armazenamento adequado dos peixes, dez caminhões refrigerados foram mobilizados no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no km 2 da BR-174. A distribuição seguirá até a próxima quinta-feira (17), das 8h às 18h.
O programa recebeu um investimento de R$ 5,2 milhões por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), coordenado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Além de promover segurança alimentar, a ação fortalece o setor primário e valoriza a agricultura familiar, beneficiando tanto os produtores quanto as comunidades atendidas.
Todo o pescado distribuído é oriundo de piscicultores locais, de municípios como Iranduba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Careiro e Manacapuru. Desde sua criação, em 2021, o programa já distribuiu mais de mil toneladas de peixe em todo o estado.
Feirão do Pescado 2025 vai movimentar economia local com mais de 100 toneladas de peixe à venda
Como parte da programação especial para a Semana Santa, o Governo do Amazonas também promove o Feirão do Pescado 2025, com a comercialização de mais de 100 toneladas de peixe a preços acessíveis, abaixo dos praticados no mercado.
A ação será realizada entre os dias 16 e 18 de abril, em três pontos estratégicos da capital: Arena Amadeu Teixeira (Zona Centro-Sul), Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Zona Norte) e Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Zona Sul).
Nos dias 16 e 17 (quarta e quinta-feira), as vendas ocorrerão das 7h às 19h. Na sexta-feira santa (18/04), o atendimento será das 7h às 13h.
Participarão do feirão mais de 45 piscicultores, que oferecerão três espécies de peixe: tambaqui, matrinxã e pirarucu, todos provenientes de diversas regiões do estado, como Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Itacoatiara (comunidade Novo Remanso), Maués, Iranduba e Rio Preto da Eva.
O evento também contará com serviços de limpeza e retirada de espinhas dos peixes, além da presença das Feiras da ADS, com frutas e hortaliças produzidas por agricultores familiares. Toda a estrutura dos locais foi preparada com reforço na segurança, medidas de higiene e acessibilidade.
Na edição de 2024, o Feirão do Pescado movimentou cerca de R$ 2,8 milhões, com mais de 117 toneladas comercializadas e mais de 45,5 mil visitantes durante os três dias de evento.