O Governo do Amazonas anunciou a construção de dois conjuntos habitacionais na zona sul de Manaus, totalizando 160 apartamentos. As obras, vinculadas ao Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), serão realizadas em terrenos remanescentes da construção da Ligação Viária Silves-Maués, parte do projeto de urbanização do Igarapé do Quarenta. A previsão de entrega é para fevereiro do próximo ano.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, confirmou a iniciativa durante visita às obras da nova ligação viária, que conectará o Distrito Industrial ao Porto da Manaus Moderna. Segundo ele, além de melhorar a mobilidade urbana, o projeto trará um impacto social significativo, proporcionando moradia segura para famílias reassentadas de áreas insalubres próximas ao igarapé.
“Reassentamos 1,3 mil famílias que viviam sob risco de alagação. Agora, com essas 160 novas unidades habitacionais, atenderemos famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000. Essa iniciativa faz parte do Prosamin+ e do programa Amazonas Meu Lar, integrando soluções habitacionais à infraestrutura urbana”, explicou Campêlo.
A área, que anteriormente abrigava palafitas, está recebendo obras de saneamento básico, incluindo uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sistemas de drenagem e rede de coleta. Também estão sendo feitas pavimentação, construção de calçadas acessíveis, paisagismo e instalação de pontos de ônibus.
Além das unidades habitacionais – 96 na margem direita e 64 na margem esquerda – o projeto prevê a construção de oito praças equipadas com mesas de jogos, academias ao ar livre, playgrounds, e uma quadra poliesportiva. Haverá ainda um novo Chapéu de Zinco na área da comunidade Betânia, promovendo convivência social.
No total, as obras abrangem mais de 110 mil metros quadrados de recuperação urbanística e incluem mais de três quilômetros de vias pavimentadas, ampliando o acesso ao saneamento básico e melhorando significativamente a mobilidade na região.