Logo OPA - nova

Governo do Amazonas aplica tecnologias inovadoras nas obras do Prosai Parintins

Governo do Amazonas aplica tecnologias inovadoras nas obras do Prosai Parintins

Compartilhe esta notícia!

O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins, localizado a 369 quilômetros de Manaus, está sendo implementado com tecnologias avançadas para garantir agilidade, eficiência e segurança nas obras. Sob a execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e supervisionado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o projeto utiliza métodos de ponta, incluindo o Georadar GPR (Ground Penetrating Radar). Esse equipamento identifica estruturas subterrâneas como redes de esgoto, drenagens e cabos elétricos, permitindo escavações mais precisas e evitando danos às estruturas já existentes.

Conforme o subcoordenador de Engenharia da UGPE, João Benaion, as práticas adotadas vêm de experiências bem-sucedidas em outros projetos, como o Prosamin e o Prosai de Maués, melhorando a metodologia atual. O Georadar, por exemplo, permite mapeamento de interferências subterrâneas até 10 metros de profundidade, com grande precisão.

Outra inovação é o modelo de canteiro de obras sustentável e móvel, que conta com alto desempenho, acomoda 23 funcionários e usa energia solar. Além disso, valetadeiras são empregadas para reduzir o impacto da circulação de máquinas pesadas, minimizando a interdição de ruas e aumentando a produtividade nas escavações.

O engenheiro responsável acompanha de perto o andamento das obras, com inspeções regulares e previsão de novos investimentos para o projeto, que conta com um financiamento de aproximadamente 87,5 milhões de dólares, incluindo um aporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida estadual. O Prosai em Parintins visa melhorias nas áreas de Francesa, Santa Clara e Santa Rita, abrangendo moradias, infraestrutura e saneamento para a população.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas