Logo OPA - nova

Governo do Amazonas avança com projeto de infraestrutura sanitária para comunidades ribeirinhas do estado

Governo do Amazonas avança com projeto de infraestrutura sanitária para comunidades ribeirinhas do estado

Compartilhe esta notícia!

O Governo do Amazonas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se reuniram nesta sexta-feira (30/08) para discutir o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR). Durante o encontro, foram abordados os critérios de elegibilidade para selecionar o município e as comunidades rurais do Amazonas que receberão um projeto piloto voltado a oferecer serviços de saneamento básico sustentável para a população.

A reunião ocorreu na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que, juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), fornecerá apoio institucional ao projeto.

Também esteve presente na reunião o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, contratado pelo BID para prestar consultoria ao projeto no Amazonas. A próxima etapa na implementação do PNSR será o mapeamento dos municípios e a apresentação dos resultados, juntamente com um diagnóstico participativo das condições sanitárias no estado.

Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, enfatizou a relevância da implementação do Projeto Piloto para beneficiar a população do interior do estado. “Estamos muito otimistas e satisfeitos em participar deste projeto e temos a esperança de que esse piloto possa gerar uma política pública nacional para atender as comunidades rurais, especialmente no que se refere ao fornecimento de água potável, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos”, ressaltou Campêlo.

Gustavo Méndez, coordenador dos Países do Cone Sul do BID, observou que o projeto está alinhado com outras iniciativas apoiadas pela instituição no estado, que também promovem saneamento básico, como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), ambos executados pela UGPE.

“A expectativa é que o PNSR seja implementado no Amazonas e que suas experiências bem-sucedidas possam ser replicadas. Teremos muito trabalho até abril do próximo ano, começando com um diagnóstico participativo nos três eixos: gestão, participação comunitária e tecnologias”, afirmou Méndez.

Alberto Barros, coordenador de saúde pública da Funasa, destacou a importância de ouvir a população e compreender as particularidades do município escolhido para receber as ações.

“Precisamos primeiro conhecer essas pessoas e entender o que elas almejam. A Funasa já está trabalhando nesse sentido, realizando um diagnóstico inicial para guiar as ações futuras na comunidade”, afirmou.

O BID já implementou o projeto em comunidades do Piauí, do Distrito Federal e da Bahia. Com a cooperação técnica da Funasa, UGPE e Sedurb, a iniciativa agora está chegando ao Amazonas.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas