O Governo do Amazonas iniciou uma série de diálogos com o setor naval visando alinhar estratégias que impulsionem o desenvolvimento dessa atividade no estado. Nesta quinta-feira (02/05), o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, participou de uma reunião com membros da Associação PanAmazônia em sua sede, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Durante o encontro, foram debatidas maneiras de superar os desafios logísticos e aumentar a competitividade das empresas envolvidas na construção de embarcações, balsas e estaleiros. Essas empresas desempenham um papel crucial na logística e no transporte de mercadorias e insumos para a Zona Franca de Manaus (ZFM), o principal modelo econômico do estado, responsável pela geração de mais de 120 mil empregos diretos.
O vice-governador destacou que o Estado já oferece incentivos ao setor naval por meio de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), com benefícios variáveis de acordo com a empresa e a atividade. Tadeu de Souza reafirmou o compromisso da administração Wilson Lima em implementar medidas para aprimorar o ambiente de negócios local e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico.
A Associação PanAmazônia, uma organização civil privada e sem fins lucrativos, trabalha pela cooperação e integração das sociedades da Amazônia continental em prol do desenvolvimento regional. O presidente da entidade, Belisário Arce, ressaltou a importância da reunião para buscar soluções que promovam o crescimento do setor naval no Amazonas.