Na quarta-feira (12/06), o Governo do Amazonas, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realizou uma reunião para debater o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR). O objetivo é implementar um projeto piloto em comunidades rurais do Amazonas, visando melhorar o acesso da população a serviços de saneamento básico adequados e sustentáveis.
Este programa, apoiado pelo BID, já foi implementado com sucesso em comunidades do Piauí, Distrito Federal e Bahia. Agora, com a cooperação técnica da Funasa e o suporte institucional da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), chega ao Amazonas. A iniciativa se alinha às ações já em curso voltadas ao saneamento básico, como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, enfatizou o compromisso do Governo do Amazonas com o projeto: “Sob a liderança do governador Wilson Lima, estamos empenhados em apoiar essa iniciativa crucial. É fundamental equipar nossas comunidades rurais com infraestrutura de saneamento adequada, e faremos o necessário para garantir esse avanço”.
Gustavo Méndez, líder da Divisão de Água e Saneamento no Brasil do BID, destacou a escolha do Amazonas para o projeto piloto, devido às suas características únicas, como o bioma amazônico: “Vamos implementar pilotos que reflitam a diversidade e as necessidades de todo o país. A Amazônia é uma prioridade para nossa cooperação, especialmente considerando a capacidade técnica desenvolvida através de projetos como o Prosamin+ e a UGPE”.
A primeira fase do projeto incluirá o mapeamento das comunidades rurais do Amazonas e um diagnóstico participativo das condições sanitárias locais, abrangendo aspectos como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e águas pluviais. Após o diagnóstico, será elaborado um plano de trabalho em colaboração com a Funasa e o Governo do Amazonas, juntamente com as comunidades beneficiadas.