O Governo do Amazonas iniciou neste sábado (28/12) a distribuição de 2.500 “kits bebê”, enxovais destinados a mães em situação de vulnerabilidade social nas maternidades da capital e do interior. A maternidade Ana Braga, localizada na zona leste de Manaus, foi a primeira unidade a beneficiar as pacientes.
A secretária de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, enfatizou que a iniciativa do Governo reforça os direitos básicos e a dignidade das mães e seus recém-nascidos, promovendo um cuidado integral.
Durante o evento na maternidade Ana Braga, foram entregues kits às mães que estão no albergue e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca). No total, 500 kits serão destinados às pacientes dessa unidade. Cada kit inclui bolsa, fraldas de pano, roupas de bebê e itens de higiene.
Além da secretária Nayara Maksoud, participaram da solenidade a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, e a secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen dos Santos. As três pastas estão à frente do projeto, formalizado por meio de um acordo de cooperação técnica assinado na sexta-feira (27/12).
Layane dos Santos, de 18 anos, foi uma das primeiras mães a receber o enxoval. “Eu precisava muito, porque não tenho como comprar fraldas, que é o que mais precisamos. Fiquei muito feliz com o kit e agradeço ao Governo do Amazonas pela ajuda”, declarou durante o evento.
Elias Almeida, pai de um bebê prematuro de 40 dias, também destacou a importância do auxílio. “Isso vai ajudar muito as famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Agradeço à equipe pela atenção e cuidado com nossos filhos”, comentou.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, explicou que os recursos para a compra dos kits são oriundos do orçamento do FPS. “É importante ressaltar que o financiamento veio do FPS. Com essa ação, as secretarias envolvidas promovem cidadania e apoiam mães que não têm condições de adquirir esses produtos”, disse Jussara.
Segundo Nayara Maksoud, os kits também serão entregues em outras maternidades da rede estadual na capital e em unidades hospitalares que realizam partos em municípios do interior. “Não é apenas sobre entregar um enxoval, mas sobre fortalecer o cuidado humanizado e ajudar a transformar a vida das pessoas”, concluiu a secretária.