Logo OPA - nova

Governo do Amazonas distribui 2,5 mil enxovais para mães em situação de vulnerabilidade, atendidas nas maternidades estaduais

Governo do Amazonas distribui 2,5 mil enxovais para mães em situação de vulnerabilidade, atendidas nas maternidades estaduais

Compartilhe esta notícia!

O Governo do Amazonas iniciou neste sábado (28/12) a distribuição de 2.500 “kits bebê”, enxovais destinados a mães em situação de vulnerabilidade social nas maternidades da capital e do interior. A maternidade Ana Braga, localizada na zona leste de Manaus, foi a primeira unidade a beneficiar as pacientes.

A secretária de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, enfatizou que a iniciativa do Governo reforça os direitos básicos e a dignidade das mães e seus recém-nascidos, promovendo um cuidado integral.

Durante o evento na maternidade Ana Braga, foram entregues kits às mães que estão no albergue e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca). No total, 500 kits serão destinados às pacientes dessa unidade. Cada kit inclui bolsa, fraldas de pano, roupas de bebê e itens de higiene.

Além da secretária Nayara Maksoud, participaram da solenidade a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, e a secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen dos Santos. As três pastas estão à frente do projeto, formalizado por meio de um acordo de cooperação técnica assinado na sexta-feira (27/12).

Layane dos Santos, de 18 anos, foi uma das primeiras mães a receber o enxoval. “Eu precisava muito, porque não tenho como comprar fraldas, que é o que mais precisamos. Fiquei muito feliz com o kit e agradeço ao Governo do Amazonas pela ajuda”, declarou durante o evento.

Elias Almeida, pai de um bebê prematuro de 40 dias, também destacou a importância do auxílio. “Isso vai ajudar muito as famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Agradeço à equipe pela atenção e cuidado com nossos filhos”, comentou.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, explicou que os recursos para a compra dos kits são oriundos do orçamento do FPS. “É importante ressaltar que o financiamento veio do FPS. Com essa ação, as secretarias envolvidas promovem cidadania e apoiam mães que não têm condições de adquirir esses produtos”, disse Jussara.

Segundo Nayara Maksoud, os kits também serão entregues em outras maternidades da rede estadual na capital e em unidades hospitalares que realizam partos em municípios do interior. “Não é apenas sobre entregar um enxoval, mas sobre fortalecer o cuidado humanizado e ajudar a transformar a vida das pessoas”, concluiu a secretária.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas