O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entregará nos próximos dias mais uma fase concluída das obras de reforma e revitalização do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, localizado na zona leste de Manaus. As obras estão sendo realizadas em etapas para garantir que a unidade, referência em neurocirurgia e politrauma no Amazonas, continue funcionando sem interrupções.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, nesta fase estão sendo finalizadas duas salas do centro cirúrgico, a primeira parte da reforma da sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), além de melhorias em vestiário, copa, depósito e duas salas de descanso para os profissionais de saúde. O Governo do Amazonas investiu R$ 1,6 milhão nesta etapa da obra.
As reformas na área da saúde estão em andamento em todas as regiões da cidade, sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, essas intervenções fazem parte de um amplo pacote de obras para o setor de saúde, com um investimento total de R$ 279,5 milhões, incluindo a construção, reforma e ampliação de 17 unidades hospitalares na capital e no interior.
A secretária Nayara Maksoud enfatiza que essas iniciativas representam um avanço significativo na modernização dos serviços de saúde oferecidos à população. “Essas ações fazem parte do Programa Saúde Amazonas, desenvolvido pela SES-AM, e têm como objetivo fortalecer a rede pública de saúde”, afirma.
As obras no HPS Dr. João Lúcio incluem a reforma de cinco salas cirúrgicas, além de espaços de apoio, como salas de espera, escovação e áreas para materiais e equipamentos. Em março, foram entregues a área administrativa, auditório, farmácia e o setor de arquivo e faturamento da unidade.
Outras melhorias também estão em andamento no HPS 28 de Agosto, com obras de ampliação e reforma em sua área de emergência, enquanto o Hospital do Coração Francisca Mendes passa por uma grande intervenção que incluirá a criação de 57 novos leitos de UTI. Além disso, o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) está sendo ampliado para quase quatro vezes sua área atual.
Diversas outras unidades de saúde também estão passando por revitalizações, como o Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima, os SPAs Joventina Dias, São Raimundo e Eliameme Mady, o Hospital Geraldo da Rocha, a Maternidade do Alvorada, e o Hospital Regional de Humaitá, que ganhará 10 leitos de UTI.
Por fim, o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) será concluído ainda este ano e atuará como referência no combate ao câncer de colo de útero, uma das doenças de maior incidência no estado. Entre as obras já finalizadas, destacam-se o novo centro cirúrgico da Fundação Alfredo da Matta, adequações no 28 de Agosto e melhorias no Instituto da Mulher Dona Lindu.